GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 22 de março de 2021

SPORT - LUTO NA ILHA DO RETIRO

Zé Maria morre com complicações após Covid-19; quando jogador, defendeu Sport, Náutico, América e seleção

Zé Maria, enquanto defendia a equipe do Sport (Foto: Arquivo)



Um dos marcos de sua carreira pelo Sport foi o amistoso contra Real Madrid, em 1957


Depois de ter conseguido se recuperar da Covid-19, o ex-jogador Zé Maria continuou com um quadro clínico agravado em decorrência da doença. E faleceu, aos 89 anos, deixando sua marca registrada em três equipes do estado pernambucano, e também na seleção brasileira que ficou conhecida por “Cacareco”.

O ex-atleta, nascido em Belém-PA, iniciou a sua trajetória profissional no elenco do Sport, onde atuou entre os anos de 1955 e 1960. No Leão da Ilha, foi campeão estadual por três vezes, e durante o período em que esteve na Ilha do Retiro também protagonizou dois episódios marcantes. Para ele e para o futebol.
 Em 1957, participou de um amistoso entre o Rubro-negro e o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Essa partida, inclusive, marcou a estreia da iluminação do estádio.

Dois anos depois, em 1959, foi convocado pela seleção brasileira. Na época, além do Sport, Zé Maria também defendia a seleção pernambucana, e foi convidado, junto aos companheiros do estado, a representar o Brasil no Sul-Americano que aconteceu no Equador. Nessa disputa ele jogou em três oportunidades, e teve sua marca eternizada na seleção que foi popularmente chamada de “Cacareco”.

Depois, em 1961, foi ao time do Náutico. Por lá, ficou até 1963, quando também deu início ao seu vínculo com o pernambucano América. Mas não se estendeu por muito tempo, e no ano seguinte, em 1964, aposentou de vez as chuteiras.

ENTERRO
 
O último exame de Zé Maria deu negativo para o novo coronavírus, e por isso, o sepultamento do seu corpo não foi isolado. Porém, está acontecendo de forma restrita, sendo direcionado apenas a 20 familiares e amigos mais próximos, no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário