GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 19 de março de 2021

SPORT - PREOCUPAÇÃO TOTAL

Conselho Deliberativo do Sport manifesta apreensão com possível vazio político em abril

'Temos 13 dias até que as cadeiras da presidência do executivo e do deliberativo fiquem vagas', disse. (Foto: Anderson Stevens/Sport)



Com mandatos prestes a se encerrar no próximo dia 31, Executivo e Deliberativo podem ficar sem presidentes devido à eleições adiadas


As medidas restritivas anunciadas pelo Governo de Pernambuco e implementadas a partir do dia 18 de março iniciaram uma corrida dentro dos bastidores eleitorais do Sport. Com a prorrogação do mandato da atual gestão estendido até o final do mês, o Leão corre o risco de ficar com as cadeiras da presidência do Executivo e do Conselho Deliberativo vagas caso não ocorra um novo planejamento para o pleito, condição fundamental para que haja uma nova extensão.

As informações foram confirmadas junto ao vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Ricardo de Sá Leitão. Segundo o dirigente, o órgão já se comunicou com a atual gestão alegando a preocupação do vazio político do clube, mas até agora não houve retorno. 

“Eu tinha falado com a atual gestão e manifestado a minha preocupação, mas até agora não me foi comunicado nada nesse sentido. Temos apenas 13 dias até que as cadeiras da presidência do Executivo e do Conselho Deliberativo fiquem vagas caso não ocorra uma prorrogação no mandato, mas para que isso aconteça, é necessário que seja feito um cronograma de todo o processo eleitoral”, alertou Ricardo.

O representante do Conselho ainda reforça que, de acordo com a atual legislação, a prorrogação do mandato só pode ser realizada por motivos de força maior, como no caso atual, onde há a impossibilidade de ser realizado o pleito de forma presencial. Porém, ainda assim, há um limite no tempo para que seja feita a extensão. Assim, Ricardo coloca que o clube tem até o final de julho para realizar a votação e empossar os eleitos.

“A legislação atual só permite a prorrogação do mandato e, mesmo assim, por motivos de força maior, não como forma de se perpetuar no poder, por apenas sete meses. Assim, como as eleições deveriam ter sido na segunda quinzena de dezembro, a atual gestão teria até a segunda quinzena de julho para realizar as eleições e empossar os novos eleitos”, explicou.

O adiamento das eleições, que deveriam ser realizadas hoje, foi o terceiro neste processo eleitoral leonino. Primeiro, o Conselho Deliberativo optou por deslocar a votação que seria realizada na segunda quinzena de dezembro para após o encerramento da Série A. Por medidas contra a Covid-19, o pleito foi adiado do dia 5 para o 18 e novamente proibido e agora fica sem data definida. Esta ausência é destacada pelo conselheiro como um fator que contribui para um clima de instabilidade política nos bastidores do Sport. 

Uma possível solução apontada pelo representante do Conselho Deliberativo é a realização de eleições de maneira remota. Possibilidade que, inclusive, foi alvo de solicitações de duas das quatro chapas pleiteantes à presidência dos dois poderes do clube, mas segundo Ricardo, é uma possibilidade que tem enfrentado bastante resistência dentro do Sport.   

“Com o aumento do número de casos da pandemia, se não houver a possibilidade de uma eleição online, vai ficar este clima muito grande de instabilidade nas eleições do Sport, pois toda nova data estará sujeita a um adiamento. Porém, há uma resistência grande no clube ainda quanto a este recurso”, concluiu.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário