GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 11 de março de 2021

VACINAÇÃO FÁCIL

App pernambucano facilita controle do plano de vacinação

Buscando evitar fraudes e os fura-filas, o aplicativo Carteira de Vacinação Fácil foi criado por uma empresa pernambucana, e poderá ser um grande aliado do processo de vacinação no estado de Pernambuco. Disponível para o Google Play, a aplicação organiza e reúne cidadãos cadastrados para o cronograma de vacinação.

Criado pela Raj Tecnologia, a ferramenta possui também uma interface web, além de poder ser baixado no smartphone ou tablet.  O usuário, que é o servidor responsável pela dose aplicada, entra com a sua própria senha e preenche toda a planilha, desde o local de aplicação, passando pelo grupo prioritário do momento até a dose recebida, se foi CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca, ou qualquer outro imunizante que venha ser utilizado no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Em seguida, é gerado um PDF do comprovante de vacinação que é enviado para o WhatsApp do vacinado. A expectativa é que a ferramenta esteja presente em algumas prefeituras nos próximos meses, auxiliando a vacinação contra a Covid-19.

“Detectamos uma demanda de colaborar no processo de vacinação e, aproveitando a necessidade do momento, vimos uma certa falta de transparência do processo e entendemos ele, desde a papelada até a aplicação das doses”, explica Alexandre Braga.

Aplicativo Carteira de Vacinação Fácil

Outro problema detectado e que pode ser solucionado através da aplicação é a segunda dose antes do prazo estimado. “Fomos para campo e vimos que tem idosos que estão indo antes do previsto para tomar a segunda dose. O aplicativo ajuda a evitar isso com os dados em nuvem", completa Braga, que também ressaltou a economia em papel dado à digitalização do processo. 

Além do cadastro, o aplicativo também tem mais uma interação com o WhatsApp, permitindo alertas para o cidadão dias antes de quando a vacinação ocorrerá. 

Com o volume de dados, um questionamento poderia ser sobre privacidade. No entanto, o software já possui registro no INPI, e está em conformidade com as novas práticas da LGPD, utilizando criptografia de ponta-a-ponta. 

iOS
Disponível apenas para Android e pelo site, no momento, o aplicativo chegará à App Store nos próximos dias. A previsão é que a versão definitiva esteja disponível até o fim de março. 

Por Mário Fontes (@mariofontesj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário