GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 19 de abril de 2021

CORONAVÍRUS

Veterinários pedem prioridade na vacinação contra Covid


Uma carreata organizada, hoje, por médicos veterinários da Região Metropolitana do Recife cobrou às autoridades que a categoria seja novamente inserida entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Alguns municípios pernambucanos começaram a imunizar esses profissionais junto com outros trabalhadores da saúde, por grupos etários. Mas, segundo a categoria, o acesso à imunização foi suspenso pouco tempo depois.

O grupo se concentrou às 9h30, em frente à Fábrica Tacaruna, que fica no limite entre os municípios de Recife e Olinda. Por volta das 11h, o ato seguiu com destino a Jaboatão dos Guararapes. A carreata percorreu as avenidas Agamenon Magalhães,  Domingos Ferreira e Bernardo Vieira de Melo. Ao chegar no Shopping Guararapes, retornaram pela Avenida Boa Viagem em direção ao Derby. 

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Elisa Araujo, reforçou que os profissionais "não querem furar fila", mas desejam continuar atuando como serviço essencial com o mínimo de segurança necessário. “No início da pandemia, recebemos treinamento para que pudéssemos atuar na linha de frente da Covid, caso houvesse necessidade. Os profissionais da linha de frente têm prioridade máxima, pois cuidam de quem adoece, inclusive de nós. Queremos apenas que seja respeitada a determinação do plano nacional de imunização e que aconteça a vacinação dos médicos veterinários a seu tempo, mas não saindo da lista prioritária, visto que, desde o início da pandemia, não pararam de trabalhar", explica.

Segundo os profissionais, os médicos-veterinários foram inseridos no plano nacional de imunização do Ministério da Saúde, orientação seguida em quase todos os estados do Brasil e suas capitais. A categoria é reconhecida como profissional de saúde há mais de duas décadas pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Resol. 218/1997) e foi retirada da lista de prioridades de vacinação contra a Covid-19.


por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário