GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 6 de abril de 2021

MAMOGRAFIA DE GRAÇA

Olinda disponibiliza calendário de mamografias gratuitas para o mês de abril

O mamógrafo móvel irá disponibilizar cerca de 160 exames por semana até o fim deste mês


Apesar do mês de outubro ser dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o cuidado com a saúde da mulher deve permanecer ao longo do ano. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Olinda inicia a realização de exames de mamografia nos bairros da cidade neste mês. A atividade, que acontece por meio do mamamóvel, é destinada às mulheres com idades entre 50 a 69 anos.  Na ocasião, a mulher deverá apresentar Cartão SUS e ser moradora de Olinda.

São disponibilizados 160 exames por semana, em visitas distribuídas em dois dias. Sendo ofertados 80 exames/dia, 40 pela manhã (8h) e mais 40 à tarde (14h). Não é necessário o agendamento, o atendimento acontece de forma espontânea. A programação dos exames acontece pela Diretoria de Políticas Estratégicas, por meio da Coordenação Saúde da Mulher de Olinda. 

Segundo a coordenadora da saúde da mulher de Olinda, Kalene Araújo, o serviço itinerante percorre todos os bairros da cidade, principalmente as unidades básicas e policlínicas que são mais afastadas. O formato itinerante é pensado para aproximar o serviço das mulheres nas comunidades. 

“As enfermeiras, ao fazer toda divulgação, explicam o porquê e as necessidades que essas mulheres têm em fazer o exame. Quando detectado no início às vezes uma pequena cirurgia ou qualquer outro procedimento livra essa mulher de uma morbidade, que é o adoecimento pela doença, evita de um tratamento mais agressivo”, completou Kalene Araújo.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Olinda, todas as recomendações e protocolos de enfrentamento à pandemia estão sendo respeitadas, como o distanciamento social, aferição da temperatura das pessoas, uso de máscaras e higienização das mãos.

Ainda segundo o município, as mulheres que não se enquadram na faixa etária contemplada com a ação podem realizar o exame desde que tenham o encaminhamento médico em mãos. Nessa segunda-feira (5), a Policlínica da Mulher de Peixinhos foi a primeira a receber o serviço que irá passar por outras comunidades. Confira abaixo onde e quando realizar os exames. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário