GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 5 de abril de 2021

MISSA PRESENCIAL

Basílica de Aparecida tem missa de Páscoa com público

A Basílica de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte (SP), celebrou, hoje, a missa de Páscoa com a presença parcial de fiéis. O Santuário foi reaberto parcialmente para o público participar da missa após decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, concedida ontem (3), que liberou a realização de cultos e missas no país.

O ministro ainda determinou que Estados e Municípios não podem proibir completamente a realização desses eventos. A decisão deverá ser analisada pelo plenário do STF. Ainda não há data para o julgamento.

O Santuário Nacional informou que na celebração das 8 horas da manhã, havia 154 fiéis cumprindo as determinações de distanciamento social e utilizando máscaras. Além desta celebração, mais duas missas estão programadas para este domingo com a presença parcial do público.
Durante toda a Semana Santa, as missas no local foram celebradas sem público, respeitando o decreto estadual. A visitação à Basílica estava permitida em horários que não estivessem ocorrendo missas.

No despacho de Nunes Marques, ficou estabelecido que templos religiosos podem realizar seus cultos e missas com 25% da capacidade máxima. Na Basílica de Aparecida, 25% da capacidade representa até 1.000 pessoas.

PROIBIÇÃO

Missas e cultos estavam proibidas no Estado de São Paulo desde o dia 15 de março, quando teve início a fase emergencial do Plano São Paulo. Nesse sábado, véspera da Páscoa, Nunes Marques acolheu um processo movido pela Anajure (Associação Nacional de Juristas Evangélicos) contra um decreto de março de 2020 da cidade de João Monlevade (MG), que suspendeu as atividades religiosas por causa da pandemia. A associação citou determinações semelhantes de outras cidades e pediu a suspensão dos decretos de Estados e municípios que proíbem cultos “sem qualquer ressalva sobre a possibilidade de realização de práticas religiosas que não geram aglomeração”.


*Com informações do Poder 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário