GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 5 de abril de 2021

NA ANVISA NINGUÉM FALA NADA

Anvisa silencia sobre erro grosseiro na vacina Janssen, que misturou ingredientes

Governo dos EUA ordenou intervenção na fábrica de Baltimore por não atender padrões de qualidade


A agência reguladora Anvisa mantém constrangido silêncio sobre o escândalo provocado por erro grosseiro do laboratório de Baltimore que produz a vacina Janssen, da Johnson & Johnson, sem informar se vai rever o Certificado de “Boas Prática de Fabricação” do imunizante e seu uso emergencial no Brasil.

No mesmo dia em que a Anvisa reconheceu a “excelência” na fabricação da vacina Janssen, o laboratório Emergent BioSolutions, de Baltimore, que também fabrica o imunizante da AstraZeneca nos Estados Unidos, misturou os ingredientes dos dois fármacos, arruinando a produção de 15 milhões de doses, jogadas no lixo.

O governo dos Estados Unidos determinou que a Johnson & Johnson intervenha na fábrica de Baltimore, por não atender aos padrões de qualidade e tentar impedir a repetição do erro de misturar ingredientes, expondo deficiências que a rigor desaconselhariam a Anvisa a emitir Certificado de “Boas Prática de Fabricação” da Janssen.

A Johnson informou que assumirá responsabilidade plena pela fábrica e disse que até o fim de maio vai entregar as 100 milhões de doses que o governo americano contratou. A Emergent BioSolutions também foi proibida de produzir as vacinas da AstraZeneca, que ainda não foi aprovada nos Estados Unidos.

Diario do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário