GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de abril de 2021

NEGANDO A NOTÍCIA

Secretaria Estadual de Saúde nega risco de fechamento da UTI do Hemope

Órgão também afirmou que será aberta seleção para completar equipes plantonistas



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) negou, nesta terça-feira (13), que haja risco de a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) fechar os leitos de terapia intensiva nesta quarta (14). O possível encerramento das atividades havia sido alegado por profissionais do Hemope, que afirmaram haver falta de médicos plantonistas no local. 

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem funcionado normalmente e que não há risco de fechamento nesta quarta-feira. Em dois dias da semana, a unidade tem procurado garantir a assistência com a autorização de plantão extra para médicos”, informou a entidade em nota.

De acordo com SES, o déficit no quadro de profissionais tem sido motivado por afastamento de membros da equipe por questões de saúde. Atualmente, segundo a pasta, três pacientes estão internados na unidade de terapia intensiva da instituição.

O órgão também afirmou que abrirá, nesta quarta, uma seleção interna voltada para profissionais de terapia intensiva, a fim de completar a equipe plantonista do Hemope. Em janeiro, o Governo do Estado, por meio de portaria conjunta entre as secretaria de Saúde e Administração, já havia aberto um processo de seleção simplificada para a contratação temporária de 142 profissionais, de níveis fundamental, médio e superior, para atuação no Hemope, em diversos municípios do Estado. 

Segundo a  Secretaria de Saúde, foram classificados 8.650 profissionais e, dentre os aprovados, 75 assumiram os cargos. Ainda conforme a SES, das vagas destinadas a uteístas, os aprovados não assumiram o cargo. Já com relação à remuneração dos plantonistas, a pasta informou que o valor repassado (R$ 900 bruto) é o preço tabelado por cada plantão extra de 12 horas para UTIs do tipo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário