GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de abril de 2021

QUEM MATA MAIS?

Covid-19 mata 12 policiais em Pernambuco em 2020; 14 agentes foram assassinados no mesmo ano

Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar fica no Centro do Recife — Foto: Elvys Lopes/TV Globo


Dados do Monitor da Violência totalizam óbitos de policiais civis e militares, entre março, quando teve início a pandemia, e dezembro. Mortes por violência foram computadas em todo o ano.

As polícias Civil e Militar de Pernambuco totalizaram 12 mortes provocadas pelo novo coronavírus, em 2020. A média mensal de óbitos de PMs e agentes por Covid-19, em dez meses de pandemia, foi de 1,2. Esse índice se aproxima da média mensal de policiais da ativa mortos em serviço, em 12 meses, que foi de 1,16. Ao todo, 14 policiais foram assassinados no estado, no ano passado

Os dados sobre as polícias na pandemia são inéditos e fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo G1 dentro do Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foram solicitados os números de “policiais que a Covid-19 afastou e matou em cada estado". Os pedidos foram feitos para as secretarias da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal por meio da Lei de Acesso à Informação e das assessorias de imprensa.

Em todo o Brasil, aponta o levantamento, 465 policiais civis e militares morreram por Covid, em 2020. No mesmo período, 126.154 PMs e agentes da Civil foram afastados das funções. Isso representa 24,54% do efetivo de todos os estados, formado por 513.979 homens e mulheres.

Segundo esse levantamento, dos 22.165 integrantes das forças de segurança pública de Pernambuco que integram as duas polícias, 2.079 foram afastados das atividades por causa do novo coronavírus no estado, em 2020. O número equivale a 9,38% do efetivo.

Na Polícia Civil, 1.136 policiais foram afastados por causa da Covid-19. O número equivale a 21,77% do efetivo, que conta com 5.217 policiais. Três policiais civis morreram por causa do novo coronavírus.

Na Polícia Militar, ocorreram 943 afastamentos por conta da Covid-19. O número equivale a 5,56% do efetivo de 16.948 policiais. Ao todo, nove policiais militares morreram após serem infectados pela Covid-19.

Pernambuco confirmou, na quinta-feira (22), mais 1.202 casos e 45 mortes de pacientes com a Covid-19. Com esses registros, o estado passou a totalizar 389.709 infectados pelo novo coronavírus e 13.425 óbitos devido à pandemia, contabilizados desde março de 2020 (veja vídeo acima).

Vacinação

Desde 18 de janeiro, Pernambuco aplicou 1.728.715 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 1.239.014 foram primeiras doses. Ao todo, receberam a primeira dose 1.603 trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

Governo

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que, desde o início da pandemia, as forças de segurança em Pernambuco adotaram um conjunto de protocolos e medidas de prevenção à transmissão de Covid-19 entre seus servidores e trabalhadores.

Ainda segundo a pasta, ao longo desse período, o efetivo e unidades foram abastecidos com equipamentos de proteção individual e materiais de higienização.

“As forças foram priorizadas na distribuição de luvas, máscaras, álcool em gel, álcool 70%, toucas e aventais”, disse a SDS.

A SDS disse também que nas polícias Militar e Civil foram suspensos cursos, capacitações, instruções, solenidades e outras atividades que aglomerem servidores e ambientes e viaturas foram sanitizados.

“Por mobilização dos secretários estaduais de segurança, os profissionais foram incluídos entre os grupos prioritários de imunização. Aqueles servidores na linha de frente, em serviços de maior risco e contato com a população, já foram imunizados”, acrescentou o comunicado.

Na PM, informou a SDS, os serviços administrativos não essenciais foram suspensos e a prioridade são as operações de patrulhamento nas ruas e de garantia do cumprimento das medidas sanitárias.

Na Polícia Civil, crimes que antes só podiam ser denunciados presencialmente passaram a ser notificados por meio da Delegacia pela internet. Isso incluiu 25 tipos de delitos, como roubo, depredação, ameaça, calúnia e crimes contra o consumidor.

"Somente casos em que são necessárias perícias médico-legais ou crimes contra a vida, que exigem providências imediatas, são registrados presencialmente", afirmou a SDS.

Por fim, a SDS confirmou que mais de dois mil profissionais tiveram de ser afastados com os primeiros sintomas ao longo de um ano, e retornaram às suas atividades após a quarentena e a recuperação.


Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário