GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de abril de 2021

RESPOSTA AO MINISTRO MARCO AURÉLIO

Guedes: não fomos nós que cortamos o Censo, foi o Congresso

Ministro da Economia, Paulo Guedes | Foto: Marcos Corrêa/PR


Declaração foi dada após ministro do STF determinar que o governo adote medidas voltadas à realização do levantamento

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello determinar que o governo adote medidas voltadas à realização do Censo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentou que o corte de recursos para o IBGE no Orçamento de 2021 foi feito pelo Congresso Nacional, e não pela equipe econômica.

“Não fomos nós que cortamos o Censo. Quando houve o corte, quem aprovou o Orçamento foi o Congresso. A explicação que nos deram é que, com a pandemia, o isolamento social impediria que os pesquisadores fossem de casa em casa transmitindo o vírus”, alegou Guedes, na portaria do ministério. “Ir presencialmente não parecia muito razoável”, completou.

Questionado sobre a decisão do ministro Marco Aurélio e se haverá de fato a liberação de novos recursos para o IBGE, Guedes disse que ainda “não estava sabendo”. “Eu vou me informar a respeito”, respondeu.

O censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia. Antes da decisão de Marco Aurélio, a expectativa era que o levantamento pudesse ser feito no ano que vem.

Com informações do Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário