GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 1 de abril de 2021

RETOMANDO A VIDA

Pernambuco inicia novo Plano de Convivência nesta quinta-feira (1°)

Em vigor desde o último dia 18, as restrições de quarentena passam a ser flexibilizadas a partir desta quinta-feira (1º), com a implementação do novo Plano de Convivência, permitindo o retorno das atividades sociais e econômicas com horários e quantidade de pessoas reduzidas. As novas regras são válidas até o dia 25 de abril. 

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (31), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, informou que atividades econômicas irão retomar com restrições. "O novo Plano de Convivência foi construído através de um processo de escuta e diálogo com os diversos segmentos e setores, com as prefeituras municipais, com as entidades representativas, para que as atividades sociais e econômicas possam voltar a funcionar seguindo protocolos sanitários rígidos, seguindo um controle de capacidade de ocupação, assim como horário reduzido", informou. 

De acordo com a gestora, será feito um escalonamento de horário. "A gente fez um escalonamento dessas atividades através de uma matriz de análise, avaliando a importância socioeconômica de cada atividade, cruzando com o risco de aglomeração e o risco de contaminação que essa atividade gera", informou.  

Para a retomada, necessidades de cada região do Estado serão atendidas em sua particularidade. "De um modo geral, o comércio e serviço aqui na Região Metropolitana do Recife (RMR) funcionará durante os dias da semana, das 10h às 20h, e nos finais de semana das 9h às 17h", informou a secretária.  

Para as cidades do interior, o horário foi flexibilizado para atender às necessidades econômicas locais. "Regiões fora da RMR poderão iniciar suas atividades durante a semana às 5h terminando às 20h, com limite máximo de 10h de atividade. No final de semana começando às 6h terminando às 17h, com um limite máximo de 8h de funcionamento", informou Ana Paula. As prefeituras municipais serão responsáveis por regulamentar o horário de funcionamento de cada cidade. 

Para atividades com características especiais, como academias de ginástica, a permissão foi concedida no horário de 5h às 20h durante a semana e, nos finais de semana, das 5h às 17h. 

Igrejas e templos religiosos poderão funcionar durante a semana das 5h às 20h, com respeito aos protocolos sanitários e ao limite máximo de 100 pessoas. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário