GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de abril de 2021

SANTA CRUZ - BONS GOLEIROS

Roteiro repetido? Nas últimas temporadas, goleiros considerados reservas do Santa conquistam titularidade da posição

Além do recém-chegado uruguaio, os jovens Filipe e Jordan disputam a posição (Foto: Rafael Melo/SCFC)



Anderson, Maycon Cleiton e Jordan: jovens arqueiros do Tricolor vem, ano após ano, desbancando tarimbados atletas e conquistando a posição


Nos elencos dos clubes de futebol, é natural que haja, no mínimo, três goleiros para disputar posição. Por isso, quando há a definição do titular, é comum que os outros postulantes ao gol tenham poucas oportunidades. Descartando a hipótese de mau desempenho do escolhido, os demais atletas assumem a vaga em situações eventuais, quando ocorre, por exemplo, lesão ou suspensão. No Santa Cruz, pelo menos nas últimas temporadas, o goleiro considerado reserva, quando teve oportunidade de jogar, assumiu a titularidade. 

Nas últimas quatro temporadas, o mesmo enredo aconteceu na meta coral. Desde que Tiago Cardoso deixou o Santa Cruz em 2016, após seis temporadas no clube, a diretoria do Tricolor tem contratado ao menos um goleiro por ano para incorporar o elenco. Nos anos seguintes à saída do ídolo, apenas Júlio César, ex-Náutico, começou e terminou a temporada como titular, tanto que disputou 57 partidas em 2017. 

No ano seguinte, em 2018, com a saída de Júlio César, Tiago Machowski e Ricardo Ernesto chegaram ao clube. Desde o início, Machowski assumiu a posição. Mesmo sendo contestado pela torcida, o arqueiro só deixou a equipe quando se lesionou, o que aconteceu durante a Série C. Com isso, Ricardo Ernesto, experiente goleiro que estava sendo utilizado no time de aspirantes, agarrou a oportunidade e não cedeu mais espaço. 

Situação semelhante ocorreu em 2019, quando o próprio Ricardo Ernesto, que havia começado a temporada como titular, contundiu-se e cedeu a vez para o recém-chegado Anderson, que se tornou um dos destaques do time durante o período que esteve no Arruda. Em 2020, Maycon Cleiton, cria da base, desbancou os experientes Tiago Cardoso e Luiz Fernando. A única exceção é que Maycon, mesmo não sendo o mais cotado, ocupou a posição desde o início da temporada. 

Atualmente, não está sendo diferente. Com a venda de Maycon Cleiton ao Bragantino, a direção contratou Filipe Silva e Martín Rodríguez. Assim que esteve à disposição, o uruguaio conquistou a vaga. Porém, Martín contraiu Covid-19, e o substituto Jordan, que era o terceiro goleiro no papel, vem se tornando o principal jogador do Santa Cruz nos últimos jogos, o que rendeu elogios do técnico João Brigatti após a partida contra o Sport. 

“O Jordan se comportou muito bem. É preciso dar os parabéns a ele pela partida que fez, mas isso nos deixa preocupados, porque quando o goleiro da sua equipe é o destaque da partida, alguma coisa não está certa”, disse o comandante coral.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário