GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de abril de 2021

VACINA CHEGANDO

Pernambuco deve receber 17 mil doses da Pfizer e iniciar vacinação de pessoas com comorbidade

O primeiro lote com imunizantes desenvolvidos pela Pfizer chega ao Brasil nesta quinta-feira (29), com um milhão de doses. Em entrevista coletiva concedida durante esta tarde, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que o Estado deve receber 17 mil doses.

A expectativa é de que a carga chegue durante o final de semana ou, no mais tardar, na segunda-feira (3). Também são esperadas mais doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e CoronaVac, do Butantan.

Com essas novas remessas. o titular da SES-PE anunciou que será possível concluir a vacinação da população acima de 60 anos e iniciar o processo de imunização das pessoas com comorbidade. Nesse grupo, estão inseridas também grávidas e puérperas. 

As doses da Pfizer serão distribuídas entre Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, pela necessidade de armazenamento em baixas temperaturas.

Por conta disso, esses três municípios receberão menos doses da vacina AstraZeneca no momento, para que haja uma distribuição em quantidade igualitária de doses por todo o Estado. 

O imunizante da Pfizer também é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias. Diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias.

Pelas condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de Saúde vão retirar as doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação. Nas salas de vacina, o armazenamento poderá ser feito entre 2°C a 8°C por até 5 dias.

Laudo

A liberação para receber a vacina dependerá de comprovação da doença pré-existente por um profissional de saúde. O formulário padrão está disponível no https://tinyurl.com/y8bmd2ra

No documento, é obrigatório constar carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe do profissional que preencher o atestado. Em unidade de saúde da Família (natureza pública), médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada, apenas os médicos poderão atestar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário