GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de abril de 2021

VEXAME EM CIMA DE VEXAME

Com eliminação do Santa Cruz, futebol de Pernambuco soma vexames e fica 'órfão' na Copa do Brasil e no Nordestão

Derrotas e desistência: futebol de Pernambuco em 2021 (Foto: Reprodução/TV Sol; Anderson Stevens/SCR; Rafael Melo/SCFC)



Além do Tricolor, Sport, Retrô e Salgueiro foram eliminados em 2021


O início de temporada não está sendo fácil para o futebol pernambucano. Com quatro clubes representando o estado nas Copas do Brasil e do Nordeste, a passagem de Sport, Santa Cruz, Salgueiro e Retrô nas competições a nível regional e nacional pouco durou e deixou Pernambuco precocemente ‘órfão’ nos torneios. Soma-se aos vexames dentro das quatro linhas, diversos erros no planejamento traçado extracampo: na noite desta terça-feira (12), por exemplo, o Salgueiro, atual campeão estadual, protocolou desistência da Série D do Campeonato Brasileiro e mais um episódio lamentável para o estado em 2021.

Somando o desempenho dos pernambucanos nas competições em questão, são seis vitórias, seis empates e acachapantes 18 derrotas: retrospecto de apenas 26,6 % do estado que, outrora, era referência de futebol no Nordeste. Evidentemente, a ‘obrigação’ em galgar fases adentro dos torneios é dos clubes da capital - curiosamente, são os que levam o retrospecto de Pernambuco para baixo. 

Os respectivos lanternas dos grupos A e B da Copa do Nordeste, Santa Cruz e Sport somam apenas 18% dos pontos conquistados nos torneios a nível regional e nacional. Considerando os objetivos traçados pelos clubes, é um valor distante do esperado. Fora de campo, em um intervalo de sete dias, despediram seus treinadores - ambos times seguem à procura de um comandante e, ao tudo que indica, não parecem preocupados em atingir um padrão de jogo e aliar performance a resultado.

Além disso, o desempenho dos times duplamente eliminados não animam dentro de campo. Jogando mal, não conseguem propor a partida nem comandar as ações ofensivas: mesmo com folhas salariais superiores, são facilmente controlados por equipes de menor expressão. Ficou claro diante da Juazeirense-BA, 4 de Julho-PI, Altos-PI e, agora, Cianorte-PR - clubes que dominaram Leão e Cobra Coral, antes, favoritos.

FPF E O RANKING DA CBF

Outrora isolada na liderança do futebol nordestino, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi ultrapassada pela baiana no Ranking da CBF de 2020. De lá para cá, viu a cearense, encabeçada pela virada de patamar de Fortaleza e Ceará, se tornar a melhor federação da região - assim, deixando a pernambucana em terceiro.

Em 2020, Pernambuco somou quase 20 mil pontos no ranking. Na tabela atual, queda brusca: 17.944 pontos. Com a evolução da Federação Alagoana de Futebol (FAF), que possui cerca de cinco mil pontos a menos, e os resultados de Pernambuco nesta temporada, a tendência é que Alagoas fique ainda mais próximo. Assim, o futebol do estado ficaria fora do G-10 do ranking da CBF pela primeira vez na história. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário