GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 16 de maio de 2021

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Em busca de redenção, Sport e Náutico iniciam duelo por título do Pernambucano 2021

No primeiro confronto da temporada, o Leão venceu por 3 a 0 na Ilha do Retiro (Foto: Anderson Stevens/Sport)



Enquanto o Leão busca retomar sua hegemonia no estado após brigar contra queda, Timbus querem quebrar tabu de mais de 50 anos ante rival


Eis que depois de 10 jogos os dois melhores times da primeira fase garantiram seu favoritismo avançando às finais. Assim, a partir deste domingo, Sport e Náutico se enfrentam em duas partidas para definir quem será o novo campeão pernambucano. A primeira partida, com mando do Leão, estará longe da tradicional casa leonina. Devido às fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias, o embate de domingo, às 16h, foi levado para a Arena de Pernambuco. 

Para os leoninos, mais do que uma final, os jogos contra o Náutico são uma tentativa de redenção. Após disputarem o quadrangular do rebaixamento na última temporada e de eliminações vexatórias nas duas últimas Copas do Brasil e na Copa do Nordeste de 2021, o Sport busca retomar a hegemonia doméstica, especialmente sobre os alvirrubros, que não superam os rubro-negros em finais desde 1968. 

Apesar do longo tabu, o técnico Umberto Louzer tem encarado a sua primeira final em Pernambuco com muita serenidade. Com 100% de aproveitamento nos três jogos à frente do Leão, entre eles uma vitória diante do Náutico por 3 a 0, na última rodada da fase inicial, o treinador aponta que não espera uma repetição do embate vencido pelos leoninos. 

“É outro jogo. Agora vale o título de campeão, então o cenário é outro, então, a preparação tem que ser ainda melhor, É claro que tudo aquilo que nós levamos para aquele jogo, as coisas positivas nós temos que trazer, principalmente o espírito de competitividade, intensidade, de buscar o resultado desde o início, de pressionar o adversário, de saber e neutralizar os pontos fortes do adversário.”

“É isso que nós temos que levar pra cá, esse mesmo comportamento, porque é isso que exige uma final de competição. Que você coloque o seu melhor dentro do jogo. Então, é isso que a gente tem trabalhado, tem procurado passar pros atletas e explorar isso. A gente precisa levar esse tipo de comportamento para dentro do jogo, para que possamos fazer um jogo muito bem equilibrado na fase defensiva e ofensiva, que a gente possa ter esse espírito e que a gente possa demonstrar dentro de campo esse interesse de vencer a partida”, apontou o comandante.

NÁUTICO
Se o Sport busca uma redenção, a situação do Náutico não é diferente. A final, além de ser uma oportunidade para quebrar a hegemonia de 53 anos do Leão nos Clássicos dos Clássicos decisivos, também serve como troco para a dura derrota sofrida na primeira fase do campeonato. Do outro lado, a decisão também é uma oportunidade para consolidar o estilo de jogo com de Hélio dos Anjos e a gestão de elenco que vem sendo aplicada.

Para o treinador, porém, todos esses pontos, os positivos e os negativos, precisam ser relativizados para esta decisão. Na visão dele, o primeiro jogo ocorreu sob circunstâncias muito diferentes, sem o clima de decisão. Quanto ao tabu, Hélio lembrou que, se o Náutico ganhar, a contagem zera novamente. Sobre o seu consolidado estilo de jogo, Hélio afirmou que os 27 jogos que ele esteve à frente do Náutico ainda são pouco para uma sequência.

"Nós temos, sim, um conjunto, uma estrutura de jogo, uma forma de jogar, que é de pouco tempo, também. 24, 25 jogos na vida de um time de futebol não é nada. O jogo envolve coisas totalmente diferentes do que envolveu na última partida. O momento é de decisão, contra uma equipe qualificada, mas a nossa equipe não deixa nada a desejar em relação ao adversário, também, individualmente”, afirmou Hélio dos Anjos.

Além disso, Hélio também frisou que a equipe está ciente que precisa chegar para a partida com um comportamento diferente, mas garantiu que isso não significa que os princípios de jogo serão afetados. Ele garantiu que, internamente, essas pressões não são debatidas, de forma a garantir que o foco total da equipe esteja nesta final, que começa a ser decidida.
 
Ficha do jogo

Sport
Mailson; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares e Thiago Lopes (Thiago Neves); Neilton, Toró (Marquinhos) e Mikael. Técnico: Umberto Louzer. 

Náutico
Alex Alves; Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo e Bryan; Djavan, Rhaldney e Jean Carlos; Erick, Vinícius e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Arena de Pernambuco
Data e horário: Domingo (16), às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (FIFA-BA) e Fabrício Vilarinho (FIFA-GO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Sá (FIFA-RJ) 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário