GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 30 de maio de 2021

COVIDÃO DA PANDEMIA

CPI da Covid receberá dados da ‘Operação Desumano’, sobre desvios em Pernambuco


A Justiça Federal autorizou o compartilhamento das informações colhidas no âmbito da Operação Desumano com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado.

Na decisão, a Justiça também indeferiu a impugnação do compartilhamento pleiteada pela defesa dos acusados. O caso é de responsabilidade da procuradora da República em Pernambuco, Silvia Regina Pontes Lopes.

De acordo com o MPF, deflagrada no ano passado, a Operação Desumano investiga indícios de desvio de recursos públicos federais por meio da contratação de empresas de “fachada” para justificar os supostos gastos na execução dos contratos de gestão celebrados pelos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes com o Instituto Humanize de Assistência e Responsabilidade Social.

Ainda conforme o Ministério Público,  há indícios de que a contratação dessa entidade pelas prefeituras tenha ocorrido mediante procedimentos fraudulentos de dispensas de licitação, bem como com participação de organização criminosa que administra o instituto.

Em março, o MPF encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) a documentação recolhida pela Polícia Federal (PF) na execução de mandados judiciais durante a Operação Desumano. Foi também solicitado compartilhamento dos dados colhidos com o Ministério Público de Contas do Estado.

“Estamos assistindo apenas a isso, corrupção, desmandos, desfaçatez, crime organizado, uma estrutura criminosa bem elaborada por agentes políticos e públicos e assistimos a uma CPI que não quer chegar a conclusão nenhuma, a não ser àquela que ela já pré-concebeu em relação a uma eventual tentativa de (impossível) indiciamento do presidente da República, e colocá-lo como figura central de todos os problemas ocorridos”, observou o analista político Carlos Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário