GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de maio de 2021

EMPREGOS

Pernambuco registra a maior geração de empregos de 2021 em abril, aponta Caged

Estado criou 4.798 postos de trabalho no mês passado, sendo o segundo melhor do Nordeste e o sétimo melhor do país.



Em meio à crise econômica e sanitária que o Brasil está passando, Pernambuco conseguiu o maior índice de geração de emprego por carteira assinada em 2021 no mês de abril. De acordo com dados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia, o Estado teve um saldo positivo de 4.798 postos de trabalho, com 32.397 admissões e 27.599 desligamentos. No mês anterior, o saldo foi de -2.870 vagas de emprego.
 
O resultado de 2021 foi o melhor para o mês de abril desde o início da série histórica, iniciada em 2004. O saldo de Pernambuco no quarto mês do ano foi o segundo melhor do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que gerou 9.207 postos. No acumulado de 2021, porém, o Estado é o quarto que menos abriu vagas de trabalho na região (5.163).

Todas as cinco atividades econômicas pesquisadas pelo Caged em Pernambuco tiveram índice positivo. O segmento com melhor saldo na geração de empregos no Estado foi o de Serviços (3.583), seguido pela Indústria (588), Construção (308), Agricultura (204) e, por fim, Comércio: reparação de veículos automotores e motocicletas (115).

Mesmo com o avanço nas contratações, a vacina e o distanciamento continuam sendo fundamentais para que o índice continue positivo. “O resultado mostra que, mesmo com todos os problemas, estamos aprendendo a conviver com o coronavírus. A solução maior para a recuperação dos empregos é a vacinação em massa de pelo menos 80% da população, segundo estudos que vêm sendo feitos. A vacina existe, mas não está chegando aos Estados como deveria. A maior saída antes que essa vacina chegue a todos é o uso da máscara e o distanciamento social. Somente assim, é possível manter os empregos e a vida em segurança”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Os municípios pernambucanos que tiveram o melhor saldo na admissão de trabalhadores foram: Recife (1.427), Paulista (507), Primavera (367), Ipojuca (304), Olinda (227) e Ouricuri (218). Todas as contratações da cidade de Primavera, na Zona da Mata, foram feitas no segmento da agropecuária, de acordo com a Seteq. Já Ouricuri, município do Sertão do Estado, teve destaque na área de serviços, com variação positiva de 40,92%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário