GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 3 de maio de 2021

FECOMÉRCIO

Perdas do turismo chegam a R$ 65,6 bi


O setor de turismo teve perdas estimadas em R$ 65,6 bilhões de março de 2020 até fevereiro deste ano, segundo uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). A comparação é feita com 12 meses do período anterior e, segundo eles, o setor perdeu mais de um terço do seu faturamento.

"É uma estimativa conservadora utlizando os dados do IBGE. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta perdas cinco vezes maiores. É uma perda irrecuperável pelas características do setor. Se eu tenho 100 apartamentos que não foram ocupados hoje, não tem como recuperar isso amanhã", comenta a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP e pesquisadora de Turismo na Universidade de São Paulo, Mariana Aldrigui.

Os primeiros casos de infecção pelo coronavírus no País começaram a surgir no final de fevereiro do ano passado. Segundo Mariana, o leque das pesquisas da CNC é mais amplo, incluindo aspectos da alimentação que não têm ligação direta com o turismo e, por isso, os números são maiores. No entanto, as duas instituições usam as informações levantadas pelo IBGE. O setor de turismo é formado por uma cadeia produtiva imensa, que inclui desde empresas grandes como hotéis até o vendedor de coco da praia.


 Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário