GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 22 de maio de 2021

MUDANÇA NA BOM JESUS

Rua do Bom Jesus será via apenas de pedestres a partir da próxima segunda (24)

A pedestrianização da via será entregue e os carros não poderão mais trafegar



A tão famosa rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, eleita como a 3ª mais bonita do mundo, agora será exclusiva para os pedestres. Já na próxima segunda-feira (24), a pedestrianização da via será entregue e os carros não poderão mais trafegar por lá. Agora, os condutores poderão utilizar a rua da Guia e a rua Dona Maria César, como rota alternativa. 

Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela rua João Domingos Martins. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante as primeiras semanas da mudança para esclarecer as dúvidas dos condutores.

No Recife, os que andam a pé representaram 46% das vítimas fatais de sinistros de trânsito entre 2017 e 2019, o dado é da publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais, publicado pela Prefeitura do Recife (PCR), com informações do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat) e organização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, que é parceira da cidade e referência mundial sobre o assunto. As ações fazem parte da programação da campanha do Maio Amarelo no Recife.

Para implantação da pedestrianização da rua do Bom Jesus, a PCR contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

A intervenção foi ancorada a partir dos dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), que gerou a publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais no Recife, indicando o perfil das pessoas que morrem no trânsito da cidade entre os anos de 2017 a 2019. Dessas, 46% são pedestres e 36% são motociclistas, 80% são homens e 35% têm entre 20 e 39 anos.

"O relatório preliminar de vítimas fatais é um marco importante para divulgar os dados sobre os sinistros de trânsito e é uma das estratégias para conscientizar as pessoas sobre os riscos no trânsito. Sabemos que as intervenções nos espaços públicos são essenciais, mas queremos também fomentar a responsabilidade compartilhada com a sociedade civil, porque se todos respeitarem os mais vulneráveis no trânsito, conseguiremos salvar mais vidas", explica a coordenadora de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife, Amanda Maria da Conceição. 

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros fornecerão, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da implantação. "A CTTU tem investido cada vez mais na segurança viária dos pedestres e, agora, com o levantamento de que são as principais vítimas fatais no trânsito, os nossos esforços em educação para o trânsito e desenho das vias vão ser ainda mais dedicados nesse público. Pedestrianizar a Rua do Bom Jesus não é apenas uma atitude para ficar mais próximo da beleza da rua, mas para viver uma experiência diferenciada de mobilidade urbana sustentável", destaca a gestora.

O Bairro do Recife tem tido experiências exitosas em prol da segurança viária e da mobilidade ativa, com ações como a pedestrianização e construção do boulevard da avenida Rio Branco e da pedestrianização da rua da Moeda, por exemplo.

Em 2014, uma Zona 30 foi instalada em um perímetro de 160 mil m²  para permitir uma área compartilhada entre os diversos meios de transporte e reduzir os índices de sinistros de trânsito, que têm como principal causa a velocidade elevada. Além disso, a área recebeu, também, intervenções com urbanismo tático para alargamento das calçadas ao longo da avenida Alfredo Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário