GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 25 de maio de 2021

NÁUTICO - PRIMEIRA VEZ

Título do Pernambucano foi a primeira taça oficial ganha pelo Náutico em cobrança de pênaltis

Quarta cobrança do Sport foi desperdiçada, permitindo título alvirrubro (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Pênaltis já renderam títulos de menor relevância, sem caráter oficial ou profissional, além de classificações e acesso


Neste domingo, a torcida do Náutico sentiu, pela primeira vez, uma das mais nervosas e saborosas experiências do futebol: o título nos pênaltis. Já tinha acontecido acesso, classificação, até título na base, mas, nunca antes, o Náutico havia vencido um torneio profissional e oficial em uma decisão que ficou para a marca da cal.

Para não cometermos injustiças, o Náutico já levantou taças após cobranças de pênaltis, mas sempre em torneios menores e de caráter não oficial. O principal exemplo é o Torneio Início de Pernambuco, disputado em apenas um dia, com partidas entre 20 e 60 minutos até 1981. Em, pelo menos, três edições (1962, 1978 e 1980), o Alvirrubro empatou no último e ganhou o mini-torneio, nos pênaltis, segundo dados do jornalista Cássio Zirpoli.

Em 1964, outro título também não oficial, mas de porte um pouco maior. Em um torneio octogonal celebrando o centenário da Cidade de Campina Grande, o Timbu bateu o Fortaleza nos pênaltis por 7 a 6 após um empate em 2 a 2 na decisão. Também já houve título alvirrubro nas categorias de base, como o Pernambucano Sub-17 de 2018, vencido sobre o Sport, nos pênaltis

NO PERNAMBUCANO

Na história do Pernambucano, das 107 edições, apenas cinco foram decididas nas cobranças de pênaltis, com a de 2021 sendo a terceira seguida. O Náutico já havia participado em outras duas, mas sempre culminando com o vice-campeonato estadual, algo que mudou nesta temporada.

Em 1983, o Santa Cruz conquistou o tri Supercampeonato Pernambucano após vencer o Náutico nos pênaltis. No Arruda, 7 a 6 para os corais na cal. Em 2006, Sport e Santa Cruz se enfrentaram e o Leão, em casa, venceu por 5 a 4. O Náutico voltou à disputa em 2019, com nova derrota, dessa vez para o Sport, por 4 a 3, na Ilha. Em 2020, o Salgueiro levantou a taça inédita após aplicar um 4 a 3 sobre o Santa Cruz no Arruda. Enquanto os Aflitos foram palco do 5 a 3 para o Náutico sobre o Sport neste 2021.

Essa, porém, não foi a única grande emoção recente do Náutico em cobrança de pênaltis. Em 2019, foi assim que o Timbu conseguiu o acesso sobre o Paysandu, após uma disputa histórica nas quartas de final da Série C, que não vai sair nem tão cedo da memória dos alvirrubros ou dos jogadores, recepcionados em peso pela torcida no gramado dos Aflitos. A semifinal daquela edição, contra o Juventude, também foi decidida nos pênaltis, com vaga do Timbu.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário