GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 11 de maio de 2021

PROBLEMA COM A ARBITRAGEM

Duelo extracampo: diretorias de Sport e Náutico divergem quanto à arbitragem da final

Discussão gira em torno da arbitragem Fifa e o uso do VAR (Foto: Paulo Paiva/DP Foto; Tiago Caldas/CNC)



Rubro-negros pedem árbitro Fifa, enquanto alvirrubros desejam o VAR


A grande final do Campeonato Pernambucano deve ir além das quatro linhas. Isso porque, no que diz respeito à arbitragem, Sport e Náutico têm opiniões distintas quanto à escolha dos árbitros. O clube rubro-negro deseja a presença de um árbitro Fifa, abrindo mão, inclusive, do VAR. Já os alvirrubros optam pela arbitragem local com o auxílio do VAR. Vale ressaltar que há, ainda que remota, a possibilidade de haver a junção entre árbitro Fifa e o uso da tecnologia. 

O diretor de futebol do Sport, Augusto Caldas, ratificou o desejo do clube de ter, mais uma vez, árbitros credenciados à Fifa. “[Queremos] juiz Fifa. O Sport já se posicionou sobre isso há algum tempo”. Na semifinal, no duelo contra o Salgueiro, Anderson Daronco, da Fifa, conduziu as ações da partida, recebendo, inclusive, elogios do dirigente rubro-negro. “A gente sempre torce para que o juiz apareça pouco. Na hora que precisar tomar decisões, tome! Foi o que aconteceu ontem”.  

Já o presidente do Náutico, Edno Melo reiterou o posicionamento de optar pelo quadro de arbitragem local, tendo, por conseguinte, o recurso do VAR. “Eu quero que o título seja decidido dentro de campo, sem interferência externa. O Náutico quer arbitragem local. Existem falhas no quadro de árbitros do Brasil, não somente de Pernambuco. Temos árbitros capazes para apitar a grandeza da final entre Náutico e Sport, mas desde que tenha o VAR. O VAR é fundamental nas duas partidas para que os clubes não sejam prejudicados”. 

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, detalhou o que o regulamento da competição prega. “Não há divergência. O regulamento determina que o campeonato é dirigido pela arbitragem local. Mas o regulamento permite, excepcionalmente, que o clube exerça a faculdade de solicitar arbitragem Fifa. Se o clube utilizar a faculdade de solicitar a Fifa, ele solicita. Do contrário, segue a arbitragem local. Quem decide são os clubes mandantes”.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário