GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de maio de 2021

SANTA CRUZ - INTERTEMPORADA POSITIVA

Preparador físico do Santa Cruz analisa pontos positivos da intertemporada: 'fundamental para a gente estrear com um nível razoável'

Corais encerraram preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Melo/SCFC)



Período de treinamentos no CT Ninho das Cobras terminou nesta tarde


Por conta da pandemia da Covid-19, o calendário do futebol brasileiro foi modificado e reduziu-se ainda mais o curto tempo de pré-temporada. No atípico ano de 2021, o período entre o término das competições nacionais e o início dos torneios estaduais, que era até então breve, passou a ser nulo. 

No Santa Cruz - para piorar -, os curtos dias de preparação aliaram-se a consecutivos erros de planejamento e culminaram nas vexaminosas desclassificações do Pernambucano, Nordestão e Copa do Brasil : além da alta rotatividade de treinadores, mais de 20 jogadores foram contratados e poucos foram, de fato, aproveitados.
Apesar disso, com as eliminações precoces a nível estadual, regional e nacional, o Santa Cruz encontrou um período de quase três semanas para retomar as rédeas e, finalmente, atingir o futebol virtuoso prometido no início do ano. 

A intertemporada no CT Ninho das Cobras, em Aldeia, vem sendo tratada por atletas e membros da comissão como ‘oportunidade de ouro’ para o Santa Cruz. As duas semanas de treinamento, inclusive, foram abordadas por Leonardo Bassotto, preparador físico coral, em entrevista concedida à assessoria de imprensa do clube nesta quinta-feira (27).

“Os dias de preparação após a gente ter saído do Campeonato Pernambucano são fundamentais para a gente iniciar a Série C com um nível razoável de rendimento. Devido a essa falta de preparo e tempo no início, entre o final da temporada passada e o começo da atual, acabou trazendo muitos prejuízos para a equipe. E a gente conseguiu, neste período de treinamentos, diminuir as perdas e potencializar os nossos atletas”, disse Bassotto.

Considerada uma das competições mais complicadas do futebol nacional, a Série C do Campeonato Brasileiro é conhecida pelos gramados castigados e o jogo altamente físico entre as equipes. Com o elevado contato entre atletas em condições desfavoráveis, é necessária a boa forma física dos jogadores que disputam o certame. Pelo menos é o que garante o preparador físico do Tricolor do Arruda. 

“Na verdade, de uma forma geral, o futebol necessita de um condicionamento físico muito bom dos atletas. Caso contrário, não é possível que os jogadores coloquem em prática os conselhos do treinador. O técnico pode ter as melhores ideias do mundo, mas se os atletas não tiverem condições de desempenhá-las dentro de campo, não terão sucesso. E, a Série C, por ser um campeonato de muito confronto e contato físico, torna ainda mais importante o desenvolvimento das capacidades físicas”, concluiu.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário