GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 14 de maio de 2021

TEMPORAL EM PERNAMBUCO

Chuvas deixam mais de 130 desabrigados em Pernambuco; Codecipe registrou 39 deslizamentos de terra

A Defesa Civil do Estado segue atuando e monitorando a situação com o apoio das coordenadorias municipais



O temporal que assola regiões de Pernambuco desde essa quinta-feira (13) deixou ao menos 102 pessoas desabrigadas e 36 desalojadas no Estado, segundo balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (14) pela Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

De acordo com o órgão, foram registrados 39 deslizamentos de barreiras: 12 em Igarassu, 8 no Cabo de Santo Agostinho, 8 em Ipojuca, 5 em Olinda, 2 em Jaboatão dos Guararapes, 1 em Paulista, 1 no Recife, 1 São Lourenço e 1 em Tracunhaém.

A situação mais crítica é a de Tracunhaém, onde 60 pessoas estão desabrigadas segundo a Codecipe. 

Em Sucupira, Jaboatão dos Guararapes, um adolescente de 16 anos morreu num deslizamento de terra e os bombeiros seguem procurando a irmã mais nova, de 11 anos, e os pais.

A Defesa Civil do Estado segue atuando e monitorando a situação com o apoio das coordenadorias municipais. 

Em caso de emergências, a Central de Operações da Codecipe deve ser acionada no 199 ou (81) 3181-2490. Os moradores também podem acionar os Bombeiros, no 193, e o Samu, no 192.

A chuva deve permanecer ao longo de toda a sexta-feira, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A agência informa que o grande volume de chuvas acontece devido à atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). 

Esse sistema é considerado comum para essa época do ano, porém está caracterizado por bastante umidade e possibilitando chuvas com intensidade moderada a forte, com aumento gradativo.

Estradas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) segue monitorando as rodovias federais e estaduais, nos trechos sob sua responsabilidade. 

Na Zona Sul do Recife, o Túnel Felipe Camarão foi interditado temporariamente por problemas no sistema hidráulico. 

Por volta das 10h30, o trânsito estava comprometido em diversos pontos como no quilômetro 59 da BR-101, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, onde identificou-se um acúmulo de vegetação no acostamento no sentido Paulista da rodovia.

Na PE-15, apesar da pista molhada, o trânsito seguia fluindo normalmente. A BR-232 segue com trafegabilidade normal, contudo, a pista bastante molhada requer atenção. 

Na Zona da Mata Norte, a PE-49, que dá acesso às praias de Pontas de Pedra, Catuama, Carne de Vaca, permanece com pontos de alagamento pela via. 

Na Zona da Mata Sul, na PE-60, também tem registros de acúmulo de água na pista e deslizamentos de encostas entre os quilômetros 16 e 17 e também entre os quilômetros 62 e 65 e nas proximidades da entrada do Abreu do Una (sentido São José da Coroa Grande). 

Os motoristas precisam ter cuidado redobrado ao trafegar pela via. Equipes técnicas do DER trabalham desde ontem (13) nos trechos mencionados. 

Ainda na Mata Sul, a PE-42 segue com pontos alagados e de difícil acesso para veículos de passeio. São eles: km3,8, km13,7 e km 14,3. 

Diante do atual cenário, o DER recomenda uma maior atenção aos motoristas e pede que evitem trafegar por esses locais. A mesma recomendação vale para a PE-45. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário