GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de junho de 2021

COMBATENDO O MOSQUITO DA DENGUE

Recife vai usar drones e ferramenta digital no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

Drones ajudarão no combate ao mosquito Aedes aegypti no Recife - Foto: Rodolfo Loepert/PCR

População poderá denunciar possíveis focos através do Conecta Recife



Para potencializar o alcance no controle ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (16), a ferramenta ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’ e a Central de Drones. 

Agora, moradores poderão utilizar o aplicativo e site do Conecta Recife para denunciar possíveis criadouros, enquanto drones farão o monitoramento com sobrevoos nos locais de difícil acesso para os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces). 

A iniciativa reúne esforços das secretarias de Saúde, de Transformação Digital e de Educação, que desenvolveram a tecnologia que possibilita aos cidadãos acionarem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar possíveis áreas com focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika.

As novidades estão inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021. Os equipamentos vão sobrevoar áreas de doze bairros com situação mais crítica.

As localidades serão selecionadas e atualizadas a partir de dados sobre incidência de arboviroses, baseados no número de casos por 10 mil habitantes, no índice de infestação vetorial, que é a quantidade de mosquitos, e nas áreas descobertas do Programa de Saúde Ambiental.

“A gente sabe que, sobretudo em anos que têm uma incidência de chuva muito grande, aumenta o número desses casos. Logo, o trabalho de todo mundo e a atenção também devem aumentar. O primeiro passo dado foi instalar uma Central de Drones, que vai ter uma ação para várias áreas da gestão e uma delas é a Saúde”, explicou o prefeito João Campos. 

“A gente está colocando este sistema no aplicativo Conecta Recife, para possibilitar que, de maneira ativa, o cidadão apresente denúncia de algum local que tenha acúmulo de água, para a Prefeitura poder fazer a fiscalização e tomar todos os cuidados junto ao cidadão para recuperar e garantir a segurança desses espaços”, acrescentou João Campos. 

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reforçou que o período chuvoso que estamos passando favorece a proliferação do mosquito.

“A gente sabe o quanto os fatores ambientais influenciam no aumento de números de casos e na manifestação do mosquito. Este ano, o aumento das chuvas intermitentes tem favorecido tanto na proliferação do mosquito, quanto no número de casos. E continuamente a gente tem que estar pensando em novas ações para que possamos diminuir os focos e, assim, diminuir também o número de casos”, disse ela. 

Denúncias
A ferramenta ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’, disponível no site Conecta Recife (www.conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, utilizará o georreferenciamento para facilitar o registro da população. 

Além da precisão no mapa, outra vantagem da ferramenta é que as pessoas poderão incluir fotos do possível criadouro – uma caixa d’água, tonéis, pneus ou outros recipientes que possam acumular água.

“O cidadão precisa baixar o aplicativo do Conecta Recife e clicar no ícone do ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. Em seguida, o cidadão é automaticamente geolocalizado, já que o aplicativo identifica exatamente onde ele está. 

Depois disso, é preciso que o cidadão preencha os dados solicitados no aplicativo e anexe fotos que comprovem a idoneidade da denúncia. Uma vez completadas as informações, a Prefeitura receberá o alerta e poderá enviar um drone para sobrevoar o local”, explicou o secretário-executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo. 

Ainda de acordo com ele, um trabalho multidisciplinar está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação. “A equipe de robótica da Secretaria e alunos estão desenvolvendo tecnologia para que os drones lancem larvicida em locais com água acumulada”, finalizou. 

Ações
Além dessas novidades, a Secretaria de Saúde do Recife dará prosseguimento às estratégias já utilizadas para controle vetorial. Atualmente, 532 agentes de endemias trabalham diretamente nas ações de rotina nos oito Distritos Sanitários da cidade. 

Nas visitas aos imóveis residenciais ou pontos estratégicos (como borracharias ou ferros-velhos, por exemplo), os agentes realizam, se necessário, eliminação mecânica dos depósitos que acumulam água, uso de produto biológico para matar as larvas, aspiração de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

No trabalho de campo, os agentes da Prefeitura do Recife utilizam o aplicativo Saúde Ambiental Digital, pelo qual registram, em tempo real, os números e outras informações das vistorias. A ferramenta está sendo aperfeiçoada para otimizar o trabalho dos profissionais, que receberam smartphones para utilizá-la.

Ovitrampas
Atualmente, o Recife possui cerca de três mil ovitrampas (armadilhas conta o mosquito) instaladas em cerca de 50 bairros da cidade, em lugares como o edifício-sede da Prefeitura, colégios, nos dois Centros Comunitários da Paz (Compaz), em clubes como o Náutico, entre outras instituições. 

Ainda neste ano, a expectativa da gestão municipal é que essas armadilhas sejam levadas para mais 20 bairros da cidade, o que irá ampliar a capacidade de monitoramento da infestação de mosquitos.

Dados
No Recife, de janeiro até o dia 2 de junho, foram notificados 3.380 casos de arboviroses, sendo 1.717 casos de dengue, 1.606 de chikungunya e 57 de zika. Desse total, foram confirmados 526 casos de dengue e 926 casos de chikungunya. 

Em comparação ao mesmo período de 2020, houve aumento de aproximadamente 214% dos casos notificados e de 238% dos casos confirmados. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto).

De janeiro até agora, agentes da Prefeitura do Recife visitaram mais de 935 mil imóveis e cerca de 7,2 mil pontos estratégicos de monitoramento. A Sesau ainda realizou 13 ações educativas e recolheu 4.588 pneus em desuso que poderiam servir de criadouros para as larvas do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário