GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 23 de junho de 2021

EM RESPOSTA A CPI DA PALHAÇADA

 Ducha fria na CPI  

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), jogou, ontem, uma ducha fria na CPI da Covid no Senado, que está sendo tocada na outra casa. “Não vai trazer efeito algum”, previu, diante dos rumos que as investigações estão tomando, servindo muito mais para palanque político.  Responsável por pautar pedidos de impeachment, o deputado alagoano afirma que não há “circunstâncias” para abertura de um processo contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo?”, disse Lira em entrevista ao jornal O Globo. “A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa”, acrescentou. Lira acha que a demora para o governo assinar o contrato com a Pfizer não resolveria o problema da pandemia.

Segundo ele, do momento da proposta da farmacêutica até a assinatura do contrato pelo governo, o Brasil poderia ter recebido três milhões de doses a mais da vacina contra a covid-19. “É muita dose. Ajudaria muita gente. Mas resolveria o problema da pandemia?” Lira também diz que a situação é diferente de outros países com populações menores. “Três milhões de doses no Brasil não vacinam Alagoas”.

O presidente da Câmara disse também que um impeachment precisa de circunstâncias específicas. “Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia tiver em crescimento… Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. 499 mil [mortos], 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso”.

Lira também afirmou que, no momento, Bolsonaro tem votos na Câmara para segurar processos abertos contra ele. Segundo o congressista, pautar o impeachment agora seria um teste com “122 votos que querem contra 347 que não querem”.

Vez das reformas

O presidente da Câmara diz que o foco no momento é votar as reformas administrativa e tributária e as privatizações. Também disse que tem compromisso, desde sua eleição, com seis frentes, entre elas a das mulheres, ruralistas e anticorrupção. “E hoje essas matérias estão vindo.” Lira defendeu ainda a reforma administrativa, que está sendo discutida em uma comissão especial da Câmara. Segundo ele, o texto não irá acabar com o funcionalismo. “Não vai mexer em um centímetro de direito adquirido, tenho dito isso. Não vamos permitir nada da promulgação para trás. Agora, da promulgação para a frente, é nossa obrigação fazer um Estado mais ágil, mais moderno”.


por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário