GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 7 de junho de 2021

FECHA TUDO PERNAMBUCO

Com aumento de fiscalização, movimentação em praias da RMR é reduzida neste domingo (6)

Praia do Pina vazia neste domingo - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco


Restrições mais rígidas nos finais de semana para a Região Metropolitana do Recife (RMR) reduziram o quantitativo de pessoas nas ruas. Foi o que pode ser observado durante a passagem da reportagem da Folha de Pernambuco nos locais mais movimentados do Recife e Olinda neste domingo (6). Praias, parques, calçadões e comércio não essencial ficarão fechados durante os sábados e domingos até o próximo fim de semana.

Diferentemente das semanas anteriores, quase não havia movimentação em Boa Viagem na manhã deste domingo. Policiais, guardas municipais e agentes da Autarquia de Trânsito do Recife (CTTU) faziam a orientação das pessoas que praticavam esportes no calçadão da orla, os quais estão proibidos até o dia 13 de junho. Com raras exceções, a faixa de areia também estava vazia em todos os pontos da praia e não havia banhistas durante todo o litoral percorrido.

Embora tenha fiscalização, alerta de especialistas, sinalizações e demarcações na orla, era muito comum também a presença de pessoas sem máscara andando livremente pelo calçadão. Quando orientados pelas forças de segurança, seguiam para o outro lado da calçada sem o uso do item obrigatório. Desde julho do ano passado, na primeira onda da pandemia de Covid-19, as pessoas são obrigadas a utilizar máscaras nos espaços públicos de Pernambuco, segundo decreto estadual assinado pelo governador Paulo Câmara.

Seguindo para o Pina e Brasília Teimosa, que são bastante frequentados aos domingos, havia quase ninguém circulando pela orla. O Buraco da Véia e até o famoso "banho de parede" - em que as pessoas aproveitam os respingos do mar na maré cheia no paredão que protege a Brasília - estavam completamente vazios até o fim da manhã. A exceção ficou apenas em algumas dentro do bairro, em que pessoas circulavam sem máscaras.

Retirada de ciclofaixa também reduz movimento

A Prefeitura do Recife (PCR) também retirou as ciclofaixas temporárias dos domingos. Como efeito, houve uma redução na quantidade de pessoas no Bairro do Recife, principal ponto de concentração de ciclistas nos finais de semana. Bares e outros comércios não essenciais do bairro também ficaram fechados, obedecendo o decreto do Estado. Apesar da redução, muitas pessoas ainda circulavam máscaras pelas ruas, principalmente no Marco Zero, em que grupos inteiros podiam ser vistos sem o uso do item obrigatório.

Olinda

Em Olinda, as praias de Bairro Novo e Casa Caiada também contaram com efetivos da Polícia Militar e guardas municipais. Alguns banhistas tentaram entrar no mar, mas foram orientados a sair pelas forças locais. No calçadão, o movimento estava bem abaixo dos domingos anteriores, com algumas exceções de pessoas que circulavam caminhando ou pedalando pelo local.

Decretos

O atual decreto estadual deve seguir até o próximo domingo (13). Para a Região Metropolitana e Zona da Mata, praias, parques, orlas e comércio não essencial estão fechados durante sábados e domingos. Já as cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, seguem em quarentena rígida. Nesses locais, durante toda a semana, só poderão abrir as portas atividades autorizadas. A Macrorregião 4, que contempla o Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário