GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 18 de junho de 2021

MEDIDA PROVISÓRIA

FBC: Senado fez história ao aprovar MP da Eletrobras


O Senado fez história, hoje, ao aprovar a MP que democratiza o capital da Eletrobras, passo decisivo para atrair investimentos para o setor de energia, que é estratégico para o País. A afirmação é do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que acompanhou a votação na sessão remota ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

“O ministro Bento trouxe o conhecimento e o apoio necessários para esta importante vitória, que vai transformar o setor de energia e atrair investimentos relevantes para promover o nosso desenvolvimento”, disse Fernando Bezerra.

“Como ministro de Minas e Energia, gostaria de agradecer em nome do governo a sua liderança nesta importante medida para a modernização do setor elétrico brasileiro”, acrescentou Bento Albuquerque.

Durante a sessão, o líder do governo defendeu a contratação de termelétricas a gás no interior do Brasil. “Muitos estão falando que não se deve confundir os interesses estaduais ou regionais com o desenvolvimento nacional. Muito pelo contrário. Esse é um momento ímpar e inadiável de conciliar o desenvolvimento nacional com um dos maiores problemas do Brasil, que é a desigualdade regional. Por isso que em boa hora o projeto aprimorado pelo senador Marcos Rogério induz a localização de termelétricas na direção do interior do Brasil”, explicou FBC.

Ao lembrar as críticas que envolveram a construção de Brasília, Fernando Bezerra explicou que as termelétricas vão impulsionar o desenvolvimento no interior do país. “Quantos arautos do pessimismo não se levantaram, alegando que estaríamos torrando o dinheiro da República e, hoje, a realidade é que Brasília induziu o agronegócio no Centro-Oeste. Será o mesmo com essas termelétricas, que vão impulsionar o desenvolvimento do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, para que o gás chegue como energia barata para estimular o desenvolvimento da indústria”.

O líder do governo também defendeu o aumento para 8 mil MW de energia para a contratação de termelétrica a gás. “Mesmo com essa ampliação, a matriz brasileira vai depender muito pouco do gás. Mas é importante que a gente amplie, mas vamos continuar crescendo onde somos imbatíveis, que é a energia renovável”.

De acordo com Fernando Bezerra, a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, com 65% da energia gerada por fonte hidráulica enquanto a média mundial é de 16%. Já o gás natural tem participação de apenas 2% na matriz brasileira e de 23% no mundo.


por Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário