GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 8 de junho de 2021

NÚMERO DISTORCIDOS

Entenda como a imprensa está manipulando sua percepção sobre o fim da Pandemia no Brasil


O Portal Novo Norte está monitorando os números relativos à contaminação por COVID-19 no Brasil. A constatação da vez é que os óbitos estão em queda no país desde o último dia 20, quando a grande imprensa passou a tentar manipular informações, imprimindo o clima de tensão, recorrendo às informações com o total de mortes e outros apanhados da Pandemia.

É só fazer uma simples busca no Google com as palavras “mortos por COVID” ou “mortos por COVID nas últimas 24h” para perceber que resultados assertivos serão raridade.

Na noite desta segunda-feira (7) o primeiro resultado do Google para buscas como as citadas acima é de uma matéria do Portal G1, publicada um dia antes. O título é: “Brasil registra média móvel de 1.629 mortes por Covid na última semana; total passa de 473,4 mil”.

Outra matéria de balanço, publicada no dia anterior, dessa vez da CNN, diz: “Brasil tem 873 mortes e 39.637 novas contaminações por Covid-19 nas últimas 24 h”.

Já o Portal Uol noticiou: “Brasil tem 866 mortes de covid em 24 h e se aproxima de 17 milhões de casos”.

Às 18h45, o Poder 360 atualizou os dados dessa segunda-feira e cravou: “Brasil confirma mais 1.010 mortes e 37.156 casos de covid-19 em 24 horas”.

Os teóricos da comunicação, se interessados em analisar as tendências e desserviços da Imprensa brasileira, diriam que diante da queda nos casos de óbitos, números em escalas maiores, como total geral se mortes e total de contaminações se tornaram a “bola da vez”. Os periódicos com os boletins diários também desapareceram das editoriais.

Essa narrativa tendenciosa gera impactos nos mercados internacionais e amplia a sensação de crise por parte da população, ainda que estejamos saindo do caos. Para Paul Slovic, especialista em percepção de risco, é um erro focar em números distorcidos e diminuir o fluxo de informações sobre como prevenir a doença, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário