GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 6 de julho de 2021

CORONAVÍRUS

Na Mata Sul de Pernambuco, município está há mais de um mês sem morte por Covid-19

Ação de vacinação contra a Covid-19 no município de Jaqueira - Foto: Wiliam Cavalcanti/Divulgação


Com 19 óbitos registrados, Jaqueira não tem vítimas fatais desde o final de maio



Há mais de um mês, o município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, não registra mortes ligadas à Covid-19.
O último óbito no município localizado a cerca de 150 km do Recife por complicações relacionadas à infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 aconteceu no dia 27 de maio. A vítima foi uma mulher de 65 anos. De lá para cá, há exatos 39 dias, o número de mortes se manteve estacionado em 19. 

Até o momento, Jaqueira diagnosticou 540 casos positivos de Covid-19 entre os seus 12 mil habitantes. Desse total, 514 pessoas estão recuperadas e sete fazem isolamento domiciliar por estarem com a doença em curso - seis tiveram o diagnóstico notificado no boletim desta segunda-feira (5). 

O Hospital Municipal de Jaqueira, que conta com uma ala específica para atender os casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus, não recebe pacientes graves há quase um mês e hoje nenhum dos dez leitos de enfermaria para Covid-19 na unidade está ocupado. Também não há residentes de Jaqueira internados em leitos de terapia intensiva (UTI) de outros municípios. 

A prefeita Ridete Pellegrino conta que os bons números são frutos não só do trabalho integrado dos servidores com a gestão municipal, mas também da conscientização da população. 

Na entrada da cidade, uma barreira sanitária vem ajudando o município a frear os casos de Covid-19. No local, há medição de temperatura e higienização das mãos da população.

Os pneus dos veículos também são higienizados. Para quem apresenta sintomas gripais leves ou tem suspeita da Covid-19, há um centro de testagem.  

O município utiliza técnicas de sanitização em ruas, com desinfecção química para diminuir o contágio do vírus em alguns prédios da administração municipal, templos religiosos, lojas e ainda domicílios, quando solicitado. 

A equipe da Saúde acompanha a progressão dos casos de infecção pelo coronavírus registrados nas áreas urbana e rural do município.

Além de monitorar a quantidade de casos por rua, cada localidade tem o número atualizado em tempo real através do site oficial da prefeitura.

No município de Jaqueira, 29,62% da população receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, enquanto 8,41% têm o esquema vacinal completo, com as duas doses. 

"Entre os vacinados, estão os trabalhadores da Saúde e Educação, gestantes, pessoas com comorbidades, deficientes físicos, caminhoneiros, profissionais da limpeza urbana, dos transportes coletivos, da força de segurança e salvamento'', detalha Ridete. Por lá, também já foi iniciada a imunização da população geral, sem comorbidades, a partir dos 30 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário