GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 16 de julho de 2021

FERIADO DA PADROEIRA DO RECIFE

Confira o que abre e o que fecha no Recife no feriado de Nossa Senhora do Carmo

Missa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife                                                                                                                                                                          - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


O Recife celebra, nesta sexta-feira (16), o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. A data é feriado municipal e, portanto, altera o funcionamento do comércio, shoppings, bancos e unidades de saúde da cidade.

Como a celebração é municipal, os estabelecimentos situados na Região Metropolitana do Recife (RMR), como os shoppings centers, continuam funcionando normalmente.  

Veja o que abre e o que fecha:

Comércio de centro e bairros
Lojas terão funcionamento facultativo, das 9h às 18h.

Shoppings

RioMar Shopping (Pina)
Lojas e quiosques funcionarão das 12h às 21h. Já os restaurantes e praças de alimentação estarão abertos das 12h às 22h.

Shopping Recife (Boa Viagem)
Funciona das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna (Santo Amaro)
Funciona das 12h às 21h, com exceção do BIG Bompreço, que permanece com o horário habitual das 7h às 22h.

Shopping Boa Vista (Boa Vista)
Funciona de 11h às 19h. Game Station irá até às 20h e o cinema segue a grade de programação normal. 

Plaza Shopping (Casa Forte)
Funciona em horário diferenciado com operações abertas das 12h às 21h. O UCI Plaza funciona conforme horário da sua programação.

ETC Shopping (Aflitos)
Praça de alimentação, lojas e quiosques funcionam das 12h às 18h. A programação do Cine Rosa e Silva pode ser conferida no site Moviemax.

Bancos
Agências bancárias localizadas no Recife não funcionarão nesta sexta-feira.

Recife

Edifício-sede
Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados durante toda a sexta-feira. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, a partir das 8h, respeitando as restrições impostas pela pandemia. Mesmo com a retomada dos serviços pós-feriado, o atendimento ao público e visitantes só será permitido mediante agendamento prévio nos setores. 

Saúde
A vacinação contra a Covid-19 acontece normalmente nos 24 locais de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira. A vacinação contra a gripe não acontece na sexta-feira (16), mas retorna no sábado nos três postos volantes: no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Já nas unidades de saúde, a vacinação só será retomada na segunda-feira.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura). 

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Assistência social e Direitos Humanos
Não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na segunda-feira, voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

Hospital Veterinário do Recife
O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) não vai funcionar, retornando às atividades normais na segunda-feira, a partir das 7h. Os agendamentos de castrações de cães e gatos previstos para o feriado foram remanejados para outras datas na segunda quinzena do mês de julho. O HVR atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado no bairro do Cordeiro.

Cultura
O Paço do Frevo, espaço cultural de salvaguarda do patrimônio cultural em processo de revalidação pelo Iphan, abrirá das 10h às 16h na próxima sexta-feira, com última entrada de público às 15h30. O museu também estará aberto no sábado e no domingo, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O Paço fica na Praça do Arsenal.

Opção de lazer a céu aberto e emoldurado pelo verde, o Sítio Trindade abrirá os portões das 5h às 18h no feriado. O parque fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela. No fim de semana, tem mais programação cultural. No sábado, o Museu da Cidade estará aberto das 10h às 16h, com a exposição Cinco Pontas, que conta a história da fortificação e sua importância na formação do território recifense. O acesso é gratuito. O Museu fica no Bairro de São José, no Forte das Cinco Pontas.

No domingo, é o Teatro Santa Isabel que convida os recifenses para uma visita guiada por suas instalações e histórias, em três opções de horário: 14h, 15h e 16h. O limite é de 12 pessoas por grupo. O Santa Isabel fica na Praça da República, n° 233, Santo Antônio. Basta chegar com antecedência para fazer o passeio. O uso de máscara, entre outros protocolos sanitários, é exigido em todos os espaços culturais da cidade.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico do Recife (JBR) será uma ótima opção para quem quiser aproveitar o feriado de Nossa Senhora do Carmo, nesta sexta-feira. O espaço estará aberto das 09h às 15h, com entrada gratuita. Para acessar o local é preciso respeitar as regras de convivência com a pandemia, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

Turismo e Lazer
Os parques Santana e Macaxeira são boas opções para curtir a cidade ao ar livre, das 5h às 18h. Como trata-se de um feriado municipal, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará funcionando.

Compaz e Bibliotecas municipais
Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta sexta-feira. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz funcionarão normalmente neste sábado. Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados voltarão ao funcionamento na segunda-feira, dia 19 de julho.  

Academias Recife
As unidades da Academia Recife não vão funcionar nesta sexta-feira. No sábado, o funcionamento é normal, das 6h às 10h.

Mercados e feiras
Os mercados e feiras do Recife funcionarão das 6h às 13h nesta sexta-feira.

Emprego e Empreendedorismo
As Agências de Emprego e as Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira. Os serviços retornam na terça-feira nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro). Já na Agência de Casa Amarela, a assistência à população volta na segunda-feira. Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

Finanças
Estarão suspensos os atendimentos presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin). Na segunda-feira, serão retomados todos os serviços presenciais suspensos em consequência do feriado. Para isso, o cidadão deve agendar previamente seu atendimento através do Portal da Secretaria de Finanças (http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/).   

Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. Devido às restrições impostas para conter o avanço da covid-19, a atividade tem funcionado com a capacidade reduzida,  das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. 

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também estará suspenso durante toda a sexta-feira. Sendo retomado na segunda-feira, no horário habitual das 9h às 17h. Uma alternativa disponibilizada aos contribuintes é o acesso de alguns serviços da Secretaria dentro do Conecta Recife App e pelo Portal de Finanças, onde 95% dos serviços e processos estão disponíveis para o cidadão. 

Procon Recife
Não haverá atendimento presencial na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também nas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   Nesse dia, quem precisar fazer denúncia deve acessar o Portal do Procon Recife  procon.recife.pe.gov.br ou  enviar emails para denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) ou procon@recife.pe.gov.br (dúvidas).

Detran
As unidades do Detran instaladas nos shoppins Recife, Plaza e Tacaruna estarão fechadas, bem como as unidades Expresso Boa Vista e Expresso RioMar e a sede do órgão, localizada no bairro da Iputinga, e a Unidade de Táxi (Duat).

As demais unidades localizadas fora do Recife estarão abertas.

Tribunal de Justiça de Pernambuco
O TJPE funciona em esquema de plantão em suas unidades de 1º e 2º graus. O atendimento remoto será feito das 13h às 17h para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Ministério Público do Trabalho em Pernambuco
O MPT em Pernambuco, no Recife, não terá atividades nesta sexta-feira (16). A unidade retoma o funcionamento normal na próxima segunda-feira (19).

As Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru e de Petrolina mantêm funcionamento normal, obedecendo a regime de rodízio e expediente presencial das 12h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário