GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 19 de julho de 2021

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Vitória inicia vacinação de pessoas a partir dos 35 anos

 

Hoje, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória de Santo Antão abriu o cadastramento para vacinação de pessoas a partir dos 35 anos e trabalhadores da indústria com 32 ou mais. O cadastro deve ser realizado através do site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. Quem não conseguir fazer a inscrição pela internet, também tem a opção de realizar pessoalmente no Colégio 03 de Agosto ou no Vitória Park Shopping, no entanto, a aplicação no mesmo dia não é garantida. 

Na hora do cadastro é preciso anexar um documento oficial com foto, para todos os públicos. Os profissionais das fábrica precisam incluir, também, a declaração de vínculo com uma empresa sediada em Vitória, já a população geral acima dos 35 precisa apresentar o comprovante de residência. A vacinação segue ocorrendo no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping, no Pátio Otoni Rodrigues e na sede do Samu. Os dois primeiros locais são destinados aos pedestres, já os dois últimos recebem pessoas que vão de carro.

O avanço para novos públicos significa para o Secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena, a perspectiva de que os números relacionados à pandemia continuem descrendo. “Observamos que com a vacinação a média da idade das pessoas que morreram devido a Covid-19 caiu de 73 anos em janeiro para 61 anos no mês passado. Isso comprova que quando as pessoas são vacinadas têm menor chance de perder a batalha para a doença. Por isso, pedimos para que quem já pode, se vacine. Assim, estará se protegendo e colaborando com toda à sociedade”, pontua.  

OUTROS GRUPOS – Na cidade, também estão sendo imunizados os caminhoneiros, profissionais da educação, da limpeza urbana, da força de segurança e salvamento, do transporte coletivo, da assistência social, – incluindo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA), Centro Pop e Conselho Tutelar -, além de profissionais da saúde, dentre eles educadores físicos e médicos veterinários. Ainda podem receber as doses pessoas com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização, com Síndrome de Down, com deficiência permanente e em situação de rua.

Os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário precisarão cadastrar a declaração de vínculo com empresas sediadas em Vitória, os caminhoneiros com vínculo empregatício também vão precisar apresentar a declaração de vínculo, já o trabalhador autônomo deve anexar foto da carteira de habilitação D ou E e o comprovante de residência em Vitória, além de assinar, no local da vacinação, uma declaração atestando que é motorista do transporte rodoviário de carga.

A declaração de vínculo também será necessária para os trabalhadores da assistência social, enquanto os profissionais de saúde deverão anexar carteira ou declaração do conselho de classe e autodeclaração de vínculo autônomo ou declaração do estabelecimento vinculado sediado em Vitória (os que forem autônomos, precisarão assinar uma declaração da condição). Todos precisarão informar cpf e anexar documento com foto.

Outro grupo que também está sendo vacinado na cidade é composto por gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto. Elas devem procurar o Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matriz, para se cadastrar e receber a imunização, de segunda a sexta das 11h às 15h30.


por Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário