GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 21 de julho de 2021

VOLTANDO AO NORMAL

Escolas municipais do Recife e estaduais retomam aulas presenciais nesta quinta-feira (22)




Escolas estaduais e municipais do Recife retomam as aulas presenciais, nesta quinta-feira (22). Estudantes terão atividades no formato híbrido, com encontros presenciais e remotos, através de plataformas online.

Na rede estadual, os estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino começam o segundo semestre letivo após o recesso escolar, que acaba nesta quarta-feira (21). Os alunos haviam retornado às atividades presenciais em abril, após um período de suspensão por causa do avanço da pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) destaca que as escolas da rede mantêm os protocolos de segurança contra a Covid-19.

As aulas remotas também serão retomadas pelo Educa-PE, com o suporte do programa Conecta Aí, que disponibiliza pacotes de dados móveis para quem não possui internet. As 1.055 unidades de ensino de todo o Estado estão "prontas e seguras", de acordo com o governo, para receber os cerca de 580 mil estudantes. 

Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. 

"É importante destacar que todas as escolas seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação", informou a SEE, por meio de nota.  

Rede estadual volta às aulas presenciais com ajustes na estrutura (Foto: Hesíodo Góes/SEE)

Na rede municipal do Recife, as aulas presenciais em escolas e creches irão retornar após 16 meses de suspensão. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, não há encontros nos espaços físicos das instituições.

De acordo com a Secretaria de Educação do Recife, a volta às atividades nas escolas e creches será feita de forma escalonada e o ensino híbrido permanece, em esquema de rodízio.

Nesta quinta-feira, retornam as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. 

Na próxima terça-feira (27), a retomada contemplará as turmas do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

Em 3 de agosto, será a vez dos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Infantil, com estudantes de creche e pré-escola.

A rede municipal do Recife tem 92 mil estudantes e 321 unidades de ensino.

Durante a preparação para esse retorno presencial, foram feitas diversas ações, como acolhida dos profissionais, orientações sobre o protocolo sanitário, preparação final do ambiente escolar e elaboração dos planos de aulas ajustados. 

Um protocolo sanitário foi elaborado para o retorno das atividades. Entre as principais medidas previstas no documento estão o uso obrigatório de máscaras; a aferição de temperatura na entrada das escolas; o distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes, incluindo a sala de aula; e higienização das mãos. Caberá aos pais ou responsáveis dos estudantes, a decisão sobre a volta às atividades presenciais.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário