GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

EX-PRESIDIÁRIO EM PERNAMBUCO SEM O POVO

 Lula janta com Paulo Câmara e vai à assentamento do MST em Moreno

Agenda externa do ex-presidente Lula será em Moreno, no assentamento Che Guevara


O governador Paulo Câmara esteve com o senador Humberto Costa, no último sábado, tratando do assunto. Também houve conversa entre o petista e o prefeito do Recife, João Campos, sobre a importância de o gestor da Capital estar na agenda que o ex-presidente Lula terá com socialistas em Pernambuco. Ficou combinado que haverá um jantar no Palácio do Campo das Princesas no mesmo dia em que o líder-mor do PT desembarca no Estado: próximo domingo. Antes de ir à mesa com socialistas, no entanto, Lula se debruçará sobre uma série de conversas com representantes de diversos partidos. A ideia é fazer uma ausculta plural de olho em 2022. No caso do PSB, Paulo Câmara é vice-presidente nacional da sigla, estando, portanto, situado no rol dos personagens determinantes na discussão dos rumos da legenda nacionalmente. O PSB se encaminha para uma aliança com o PT na corrida presidencial. Do PT, Humberto Costa e o presidente estadual da sigla, Doriel Barros, são nomes aguardados no jantar oferecido pelo governador. Do PSB, o dirigente estadual, Sileno Guedes, além do secretário da Casa Civil, José Neto, também são dados como presenças certas à mesa. Na segunda-feira, Lula cumprirá agenda externa, no assentamento Che Guevara, do MST, no município de Moreno. A escolha do local tem a ver com a proximidade da Capital. Ele ainda concederá entrevista coletiva e terá agenda, no hotel, com movimentos sociais.

Originalmente, a ideia era que o roteiro contemplasse o Complexo de Suape, apontado por petistas como símbolo do legado do ex-presidente. Mas a presidente do estaleiro Atlântico Sul, Nicole Terpins, teria alertado que seria preciso uma autorização para a visita, o que acabou inviabilizando os planos, segundo fontes que acompanham a construção da agenda. Na próxima segunda, Paulo Câmara seguirá para Brasília, onde tem reunião, às 16h, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, sobre o traçado da Transnordestina. O encontro está marcado há mais de um mês. Lula deixa Pernambuco na terça-feira, logo cedo, quando segue para Teresina (PI), onde fica até a quarta, dia em que também desembarca em São Luis (MA), onde fica até sexta, antes de ir a Fortaleza (CE). No próximo dia 24, ele estará em Natal, com a governadora Fátima Bezerra. E, depois, vai a Salvador (BA), alinhavando, na condição de presidenciável, o giro pelo Nordeste, cujo início, por Pernambuco, é simbólico, uma vez que o Estado é hegemônico no PSB. E, diferente de 2018, o PT joga para ter o PSB formalmente na aliança na corrida pelo Planalto.

Pé na estrada
Como a coluna cantara a pedra, o governador Paulo Câmara inicia agenda, hoje, no Sertão do São Francisco. Em Petrolina, reduto do grupo adversário liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, o socialista vai assinar várias ordens de serviço, contemplando obras da PE-655, além de ações nas áreas de Educação e de desenvolvimento econômico.

Retomada > Paulo Câmara ainda passará por Afrânio, onde inaugura extensão da PE-635, que segue até Dormentes, com investimentos R$ 25 milhões. A programação, que contém volume elevado de ações relativas à malha viária, tem a ver com a retomada da economia. Em Dormentes, o socialista visita trecho da PE-635.

Atentos >  Lideranças da Frente Popular, em conversas reservadas, estranham a ausência de Geraldo Julio na agenda do governador no Pajeú na semana passada. "Ninguém tá entendendo", observa uma fonte socialista à coluna, argumentando que a tendência seria o secretário de Desenvolvimento, com várias ações ligadas a sua pasta e nome cotado para concorrer ao Governo do Estado, estar entre os personagens da comitiva. 

Um comentário:

  1. Paulo Câmaras, vai com ele na Dantas Barreto, leva também, Humberto Costa, para provar o teu prestígio. Uma vergonha.

    ResponderExcluir