GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 22 de agosto de 2021

NÁUTICO - VALORIZAR A PRATA DA CASA

Trabalho com base: Chamusca promete dar continuidade à filosofia de Hélio no Náutico

Treinador do Timbu foi apresentado na tarde desta sexta-feira (Foto: Tiago Caldas/CNC)



No currículo, o treinador tem bons trabalhos nas camadas jovens


Embora esteja vivendo uma fase de ‘transição’ de projetos, o Náutico não sofrerá mudanças bruscas em algumas filosofias estabelecidas por Hélio dos Anjos. Entre elas, uma que se tornou dominante e parte do DNA alvirrubro: a ampla utilização de peças formadas no CT Wilson Campos. Afinal, cerca de 42% do atual plantel alvirrubro foi desenvolvido nas camadas juvenis do Timbu - e, segundo Marcelo Chamusca, tal padrão deve permanecer.

“Se você pesquisar o meu histórico nos clubes em que passei, praticamente em todos, onde conseguimos ter uma continuidade de trabalho, eu sempre gostei de dar oportunidades a jogadores de base. Até porque sou oriundo da base. Trabalhei oito anos como formador nas divisões de base, inclusive aqui em Pernambuco, no Sport. Eu gosto muito de dar oportunidade e tenho um olhar interessante para o jovem. Em todas as equipes que tivemos continuidade no trabalho, nós conseguimos dar ao clube retorno de investimento, que é o principal papel de uma divisão de base”. 

“Por exemplo”, continuou Marcelo”, “agora no Botafogo, o clube fez dois bons negócios. Fez uma venda de Paulo Victor ao Internacional e fez uma uma negociação de Souza zagueiro para um clube europeu. No Ceará eu passei e consegui ter um bom aproveitamento. No Fortaleza a gente aproveitou vários jogadores. No próprio Cuiabá a gente lançou alguns atletas”, disse o recém-contratado treinador alvirrubro. 

CARACTERÍSTICAS 

Entre as peças formadas no CT Wilson Campos que tiveram sucesso no elenco principal do Náutico estão Rhaldney, Diogo Hereda e Rafael Ribeiro. Segundo a diretoria alvirrubra, a proposta de investir e acreditar no potencial dos jovens pratas da casa passa, além do retorno financeiro, no ganho esportivo. 

Marcelo Chamusca, que, conforme supracitado, trabalho nas categorias juvenis, se demonstra aberto a experimentações que podem culminar em oportunidades para as promessas do Timbu. Para tal feito ocorrer, o recém-apresentado comandante listou algumas características essenciais para o sucesso nas camadas jovens.

“Eu gosto muito de trabalhar com atletas jovens. Ele precisa ter talento e o principal: comprometimento. Ele precisa ser ambicioso e ter personalidade para botar a camisa e jogar num time da grandeza do Náutico. A gente está atento. Vamos, sim, ter um olhar especial para esses jogadores e se eles tiverem qualidade e merecimento, iremos colocar sem sombra de dúvidas”, completou Chamusca.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário