GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

SANTA CRUZ - SITUAÇÃO DIFÍCIL

Apenas um time em situação semelhante a do Santa Cruz conseguiu evitar o rebaixamento

Santa Cruz é o lanterna do Grupo A com oito pontos conquistados (Foto: Diego Borges/Santa Cruz)



Desde que a Série C adotou o formato de disputa com dois grupos, nove times estiveram em uma situação igual ou pior do que a do Santa Cruz


Na lanterna do Grupo A com oito pontos, seis a menos do que o Altos, primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santa Cruz tem um desafio bastante complicado para garantir a permanência na Série C. Desde que a Terceira Divisão adotou o formato de disputa com dois grupos, em 2012, nove equipes estiveram em uma situação igual ou pior do que a do Tricolor faltando cinco rodadas para o final da primeira fase. E neste cenário, apenas uma delas conseguiu evitar a queda.

Neste atual formato da Série C, apenas o Guaratinguetá conseguiu evitar o rebaixamento para a Quarta Divisão em situação semelhante, mas ainda pior do que a do Santa Cruz, faltando cinco jogos para o término da primeira fase. Em 2015, o time paulista terminou a 13ª rodada na lanterna do Grupo B com apenas seis pontos conquistados, dois a menos do que a Cobra Coral tem atualmente. 

Nas últimas cinco partidas, o Guaratinguetá venceu três, empatou uma e perdeu outra, terminando a primeira fase com 16 pontos, na oitava colocação do Grupo B e garantindo a permanência na Série C. Caso repita o mesmo desempenho dos paulistas, o Santa Cruz chegaria a 18 pontos, mas sem a garantia de sucesso. Isso porque, historicamente, o Grupo B tem uma média inferior aos números do A. 

De acordo com o Chance de Gol, site especializado em estatísticas do futebol, o Santa Cruz tem 93,7% de probabilidade de ser rebaixado para a Série D. Os cálculos atuais apontam que o Tricolor precisa chegar a 20 pontos para ter uma segurança e garantir a permanência na Série C. Ou seja, quatro vitórias nos cinco jogos finais. 

Nesta reta final da primeira fase, o Santa Cruz enfrenta o Volta Redonda, Altos e Botafogo-PB no Arruda, e sai para jogar fora de casa com o Paysandu e Tombense. Em entrevista à Rádio Clube, o executivo de futebol Fabiano Melo reforçou a esperança de escapar do rebaixamento, apesar dos números desfavoráveis. De acordo com o dirigente, a equipe tem conseguido evoluir nos últimos jogos e vai brigar até o último momento para conqui

“A gente, infelizmente, tem que trabalhar com esses números, mas enquanto houver esperança a gente vai buscar sim, é o que falamos internamente. Eu acho que, se a gente começar a ganhar os jogos, vai cultivando mais e eu tenho certeza que a gente vai conseguir sair dessa situação. O time está em evolução, todo mundo está vendo a melhora que o Santa Cruz teve, Temos mais cinco jogos, são cinco decisões e vamos correr atrás”, disse.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário