GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

SPORT - BASTIDORES DA CONTRATAÇÃO

Vice-presidente de futebol do Sport revela os bastidores da escolha do novo treinador

Nelo Campos esteve à frente das buscas pelo novo técnico (Foto: Anderson Stevens/Sport)

Nelo Campos falou sobre como chegou o nome do técnico paraguaio Gustavo Florentín à diretoria rubro-negra

Durante os dois dias que o Sport passou sem técnico, um turbilhão de acontecimentos marcaram a busca pelo novo comandante rubro-negro. Diante da urgência em definir um novo nome para estar à frente da equipe, a diretoria se esforçou para acertar com o substituto de Umberto Louzer até, no máximo, quarta-feira. E teve êxito, ainda que o anúncio da contratação tenha saído na madrugada desta quinta-feira. O escolhido para assumir o Leão foi o paraguaio Gustavo Florentín, que tem chegada ao Recife prevista para sexta-feira.

Antes de iniciar os contatos com os comandantes disponíveis, a diretoria do Sport traçou um perfil do que esperava encontrar no novo profissional. Só depois dessa definição, os contatos tiveram início. Em entrevista à Rádio Clube, o vice-presidente de futebol do Sport, Nelo Campos, revelou o que chamou a atenção da cúpula rubro-negra quando se deparou com o nome de Gustavo Florentín. 

“Desde o momento que tomamos a decisão de partir para perfis, escolhemos dois tipos de perfis. Um deles era de um estrangeiro, aguerrido, que se encaixasse no que a gente entende que o Sport precisa para que possamos sair da situação que estamos. Dentro das entrevistas que fizemos, chegamos no nome do Gustavo. É um jovem, mas com experiência, que vem com bagagem. É um estudioso do futebol, um cara que se preparou para entrar no mercado brasileiro, que sempre acompanha o mercado brasileiro”, disse. 

Conforme dito por Nelo, o Sport traçou dois perfis. Além de um técnico estrangeiro, a diretoria cogitou contratar um treinador brasileiro que se encaixasse na filosofia traçada pelo clube. E quem se encaixava nesse perfil era o experiente Hélio dos Anjos, que chegou a receber uma sondagem da direção leonina, mas que acabou sendo preterido por Gustavo Florentín. 

“Houve uma sondagem com o Hélio dos Anjos. É um excelente treinador, que tem todo o conhecimento do Sport. Tem o respeito de toda a diretoria do clube. Mas a gente seguiu o perfil dentro do que a gente podia, tanto na austeridade financeira como também no perfil que tínhamos da possibilidade de um técnico estrangeiro”, revelou Nelo. 

A negociação com Gustavo Florentín contou com a intermediação do empresário Régis Marques, que é responsável por agenciar os técnicos sul-americanos Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e Gustavo Morínigo, do Coritiba. Com o sucesso de ambos em seus respectivos clubes, o Sport entrou em contato com o representante em busca de informações sobre um técnico que se assemelhasse ao estilo dos que vêm tendo sucesso no Brasil. A partir disso, o nome de Florentín chegou à mesa da diretoria. E agradou.

“Nós procuramos o empresário Régis Marques, que trouxe para o Brasil os treinadores do Fortaleza e do Coritiba. Todos são treinadores jovens, sul-americanos, que têm um currículo igual ou até menor do que o do Gustavo. Eles se prepararam para obter uma oportunidade no mercado brasileiro. E assim seguimos a mesma linha para que tenhamos chances de sucesso. Das entrevistas que fizemos, chegamos ao nome dele e estamos muito satisfeitos com a contratação”, apontou o vice-presidente de futebol rubro-negro. 

Contratar um técnico estrangeiro, que nunca trabalhou no Brasil, no decorrer da Série A, pode representar um risco para o futuro do Sport. Consciente disso, Nelo Campos minimizou que toda contratação implica em risco. Confiante, o dirigente crê que Gustavo Florentín tem tudo para dar certo no comando técnico da equipe rubro-negra. 

“Eu tenho certeza que vai dar certo, estamos confiantes. Há sempre um risco numa contratação, ainda mais no meio de uma competição. Nós tínhamos que tomar uma decisão. Saímos um pouco da “caixinha” e fomos buscar um técnico que tem energia, que tem a cara do Sport. O Gustavo tem um bom relacionamento em todos os clubes pelos quais já passou, e tenho certeza que ele vai implantar isso dentro do nosso vestiário junto com os atletas, porque ninguém faz nada sozinho", finalizou Nelo.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário