GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CORONAVÍRUS


Fernando de Noronha passa a exigir comprovante de vacinação a partir de outubro


O arquipélago de Fernando de Noronha, emm Pernambuco, passará a exigir comprovante de vacinação para seus visitantes a partir do dia 1° de outubro. Agora passa a ser exigida a carteira de vacinação digital que comprove fim do ciclo vacinal, com última dose recebida há mais de 21 dias antes da visita ao arquipélago.

Para quem só tomou uma dose, é preciso apresentar a carteira digital e mais um dos seguintes exames: resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado com o máximo de 48h antes do embarque; resultado reagente do exame IgG por sorologia, feito em laboratório; ou resultado reagente de exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório.

Na ilha, 100% da população adulta já completou o esquema vacinal e o novo protocolo para a entrada de turistas visa a garantir maior segurança tanto para turistas quanto para moradores da ilha.

 "Somos um lugar com território muito pequeno, a propagação do vírus na ilha pode ser muito rápida casa não haja o cuidado com os protocolos”, explicou o superintendente em Saúde da ilha, Fernando Magalhães.

Exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos.

A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através dos portais Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife ou Passe Verde.

Crianças de 0 a 6 anos ficam dispensadas da apresentação de exames para Covid-19. Crianças de 7 a 11 anos devem apresentar resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado ao menos 48h antes do embarque, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório. Crianças e adolescentes entre 12 anos e 17 anos que não tomaram a vacina também precisam apresentar exames.

Após a mudança do protocolo, não precisará ser realizada a testagem de 30% dos passageiros que saem da ilha.

A partir de 1º de dezembro só será aceita a carteira de vacinação com as duas doses aplicadas.

O protocolo atualmente em vigor exige para todos os visitantes o exame RT-PCR realizado com 48 horas de antecedência da viagem ou menos. Quem já teve a Covid-19 pode apresentar o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes. Também vale o exame reagente de IgG por sorologia (de sangue), feito, no máximo, 90 dias antes da viagem para a ilha.

Em setembro, a ilha chegou a zerar os casos de Covid-19 pela quinta vez, a segunda vez em 2021.

Atualmente, há apenas três pacientes em quarentena na ilha. Noronha possui, ao todo, 756 registros da doença, sendo 674 no arquipélago e 82 casos importados. Desse total, 748 pessoas estão recuperadas e cinco mortes foram confirmadas.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário