GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 12 de setembro de 2021

DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Recife terá mutirão contra arboviroses em três bairros neste fim de semana

Os agentes visitarão os bairros da Linha do Tiro, Nova Descoberta e Torrões, na Zona Norte da cidade


Com o objetivo de orientar a população e eliminar pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) do Recife visitarão três bairros da Zona Norte da cidade nestes sábado (11) e domingo (12). 

Serão visitados os bairros da Linha do Tiro, Nova Descoberta e Torrões, das 8h às 13h. Durante os dois dias, 47 asaces deverão visitar cerca de 2,5 mil imóveis, entre domicílios e pontos estratégicos das três localidades.

Os pontos escolhidos para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

No sábado, os agentes devem ir a 1.500 imóveis nos três bairros. Já no domingo, serão inspecionados mil residências nos bairros de Nova Descoberta e Torrões.

Durante as inspeções, além de verificar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, os profissionais também farão a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Pontos estratégicos a exemplo de borracharias e ferros-velhos, com têm grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade, devem ter atenção especial dos agentes. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

No mutirão, os asaces também orientarão a população sobre a prevenção de arboviroses como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. 

É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

De janeiro até agora, os agentes visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e mais de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento. 

Arboviroses
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitido por vetores, como o mosquito Aedes aegypti. Em Pernambuco, em um ano, houve um aumento de 469% nos casos de chikungunya, doença transmitida por meio de mosquito vetor. 

Além da chikungunya, a dengue e a zika são doenças classificadas como arboviroses que mais acometem pernambucanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário