GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

GALO DA MADRUGADA

Tema do próximo Galo da Madrugada reverencia a vida; desfile aguarda autorização




Com o tema "Viva a vida. Viva o frevo", o próximo desfile do Galo da Madrugada quer reverenciar a vida. O anúncio foi feito pelo presidente do bloco, Rômulo Meneses, nesta quarta-feira (1º), em coletiva de imprensa de formato híbrido no Recife. 

A agremiação aguarda autorização do Governo do Estado para saber se poderá ter seu 44º desfile no Sábado de Zé Pereira - em 2022, celebrado em 26 de fevereiro. 

Bastante emocionado e com a voz embargada, o presidente do Galo foi às lágrimas no início da apresentação. "É, realmente, muita emoção poder voltar a falar sobre o Galo na rua e o convívio com os foliões. O tema, para mim, é um tema curto, mas diz muito, é muito forte", disse. 

Em 2021, pela primeira vez em 43 anos de história, o Galo não desfilou por causa da pandemia de Covid-19. A última saída do bloco foi em fevereiro de 2020, antes da chegada oficial do coronavírus a Pernambuco.

"[O tema] exalta a vida, celebra a vida e exalta o frevo. A gente acredita muito na força desse tema, que traz uma exaltação à coisa mais nobre que a gente tem, que é a vida", completou Rômulo.

O Galo também aguarda diretrizes e protocolos sanitários para a organização do desfile. "Obviamente, o Galo vai trabalhar dentro do que as autoridades sanitárias nacionais, estaduais e municipais delinearem. Ninguém é irresponsável, inconsequente. Se a gente está exaltando a vida, a vida está em primeiro lugar", pontuou o presidente.

"Fica um apelo para todos os foliões que querem brincar o Carnaval em 2022: que se cuidem, que respeitem as normas de distanciamento, de uso de máscara para que estejam com plena saúde nos eventos", acrescentou o presidente, na esperança de ter um desfile do Galo "monumental", como está sendo planejado. 

"Que todo mundo guarde esse desfile em suas memórias para comemorar com muita força, com muita alegria", acredita Rômulo. 

Apesar de ainda não haver uma confirmação oficial sobre a saída do Galo no Sábado de Zé Pereira, Rômulo afirmou que não é possível organizar toda a estrutura do bloco em dois ou três meses. 

O presidente também disse que não é possível precisar, neste momento, a quantidade de trios no desfile - há um limite máximo estipulado de 30.

"Depende de fatores que quando a gente está mais próximo que a gente sabe. Sabemos que teremos mais dificuldades na contratação de trios elétricos para o próximo ano", disse o presidente.

O bloco espera usar a sua influência na sociedade para alertar os foliões sobre os cuidados com a pandemia. "A mensagem está inserida no tema do Galo: Viva a vida, te cuida, observe as recomendações para a saúde para se prevenir", completou Rômulo. 

Entre os homenageados pela próxima edição, honrarias para o cantor Claudionor Germano e seus mais de 70 anos de carreira e para o cenógrafo Ary Nóbrega, que morreu em abril de 2020 e era responsável por idealizar e confeccionar os carros alegóricos do Galo por mais de 30 anos. 

Também serão lembrados grandes e inesquecíveis compositores, cantores e maestros de frevo de Pernambuco. "Estamos fazendo uma reverência aos grandes maestros e compositores de frevo. Para a gente não esquecer nunca desses artistas que, ao longo dos anos, e com sua virtuosidade conseguiram fazer com que o frevo andasse desde o século XIX até o século XXI", afirmou Rômulo.

Na lista de homenageados, Ademir Araújo, Alírio Moraes, Capiba, Carlos Fernando, Clóvis Pereira, Duda, Edgard Moraes, Edson Azevedo, Fernando Borges, Maestro Forró, Getúlio Cavalcanti, Guedes Peixoto, Heleno Ramalho, J. Michiles, Levino Fereira, Luís Bandeira, Matias da Rocha, Nelson Ferreira, Maestro Nunes, Maestro Spok, Toscano Filho, José Menezes.

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário