GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

RECADO PARA ALCOLUMBRE

Pros cobra celeridade na análise da indicação de André Mendonça ao STF

Pros cobra celeridade na análise da indicação de André Mendonça ao STF. Foto: José Cruz/Agencia Brasil


Em nota, partido cobra de Alcolumbre respeito à Constituição e ao regimento interno do Senado


O Pros cobrou abertamente que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), dê seguimento à análise da indicação do ex-ministro da Justiça André Mendonça para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento assinado pelo presidente nacional do partido, Euripedes Junior, além do secretário de Comunicação da Câmara, Acácio Favacho e dos líderes Wagner Souza (Câmara) e Telmário Mota (Senado), o Estado Democrático de Direito precisa ser preservado e “para tanto, a separação dos poderes e o respeito entre eles é fundamental”.

Mendonça foi indicado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio, que deixou o STF em julho, mas até agora sequer foi pautada a sabatina na CCJ, em claro desprezo às atribuições do presidente da comissão, ao regimento interno do Senado e das consequências da falta de um ministro na Suprema Corte.

“O Brasil aspira por uma estabilidade institucional capaz de dar base ao desenvolvimento econômico, social e até mesmo político do país. É urgente que a harmonia prevaleça e as reações espinhosas não sobreponham-se ao interesse nacional”, diz a nota.

Os representantes do Pros lembram que a Constituição dá liberdade para o Senado “chancelar ou não a indicação”, mas “não é razoável que tal análise permaneça estagnada sem previsibilidade em ser pautada”.

Em defesa da indicação, a nota reitera que “André Mendonça, atuante na Advocacia-Geral da União desde 2000, tendo, portanto, passado ao longo de quatro distintas administrações presidenciais, possui lastra atividade profissional que por si só lhe gradua às credenciais primazes para ocupar o egrégio posto no Supremo”.

André Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário