GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 19 de setembro de 2021

REMÉDIO MAIS CARO DO MUNDO

Justiça ordena governo custear remédio mais caro do mundo a bebê

Pequeno Benjamin sofre com atrofia muscular espinhal e precisa de medicamento de 2 milhões de dólares. Foto: Reprodução instagram


Benjamin, de 4 meses, sofre de atrofia muscular espinhal (AME) e precisa de remédio antes de completar 6 meses


A juíza Joana Carolina Lins Pereira, titular da 12ª Vara de Justiça Federal em Pernambuco, determinou que o Ministério da Saúde custeie ao bebê Benjamin Brener Guimarães o medicamento Zolgensma para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME). A decisão foi proferida neste sábado (18).

O remédio não integra a lista de alto custo do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu valor é de cerca de US$ 2 milhões, o que equivale a R$ 11,2 milhões.

Benjamin precisa ter acesso ao medicamento antes de completar seis meses de idade para que a ação seja efetiva. O Zolgensma altera o DNA do paciente e é administrado em dose única. Ele foi obteve registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2020.

O pequeno Ben, como é conhecido, está com quatro meses e o governo federal tem o prazo de dois meses para cumprir a determinação da justiça. O Ministério da Saúde ainda pode recorrer da decisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário