GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

SPORT - PREOCUPAÇÃO TOTAL

Sport apresenta retrospecto inferior do último rebaixamento, em 2018

Artilheiro do Sport no ano, Mikael é um dos poucos destaques ofensivos do clube no ano (Foto: Paulo Paiva/Dp Foto)



Atual desempenho do Leão, em números gerais, é pior em comparação ao do último descenso do clube à Segundona, que aconteceu em 2018


A cada rodada que se passa, o torcedor do Sport fica mais angustiado. O clube vive situação bastante delicada na Série A e o temido rebaixamento à segunda divisão se aproxima devido aos recorrentes resultados negativos. Para efeitos de comparação, o desempenho do Leão nesta temporada é, até o momento, inferior ao de seu último rebaixamento, na edição de 2018 do Campeonato Brasileiro

Após a 20ª rodada daquela edição do Brasileirão, que resultaria no descenso do clube para a série B, o Sport somava 20 pontos e ocupava a 17ª posição na tabela, superior aos atuais 17 pontos conquistados e da amarga vice-lanterna da competição, acima apenas da Chapecoense. O time daquele ano ostentava um ataque bem mais eficiente do que o da atual temporada. Àquela altura, o Leão já havia marcado em 19 oportunidades, mais que o dobro dos ínfimos oito gols que a equipe marcou neste ano, chegando à marca de  pior desempenho ofensivo da era dos pontos corridos, iniciada em 2003. 

O time daquele ano também venceu mais, cinco vitórias contra três do atual. Porém, ambos possuem em comum uma característica preocupante: o enfraquecimento do fator casa. Historicamente, o Sport é um clube com excelente retrospecto em seus domínios. No entanto, as duas temporadas em questão revelam uma face pouco comum, na história do Leão. Em 2018, ainda neste recorte de 20 rodadas, venceu apenas três partidas na Ilha do Retiro. Em 2021, o solitário triunfo no seu reduto foi contra o Grêmio, na 4ª rodada, há quase três meses. 

Uma das poucas vantagens comparativas da campanha desse ano é o aspecto defensivo. O rubro-negro, ainda que na 19ª colocação, é o segundo time menos vazado da competição, com 15 gols sofridos, perdendo apenas para o líder Atlético-MG, que levou 13. Em 2018, a equipe já havia tomado 32 gols, mais que o dobro deste ano. Isso evidencia que ambas as equipes apresentam claro desequilíbrio entre defesa e ataque.

Para escapar da degola, o Sport precisará de um desempenho de equipe do G4. Levando em consideração a ‘conta mágica’ de 45 pontos para garantir a permanência, o Leão precisa vencer pelo menos nove das 18 partidas que ainda restam para se manter na Série A. O primeiro destes desafios será contra o líder Atlético-MG, fora de casa, no sábado (18) às 19h no Mineirão. No primeiro turno, o Galo venceu por 1 a 0 na Ilha do Retiro.

DP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário