GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Recife inicia aplicação de terceira dose em idosos de Instituições de Longa Permanência

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta quarta-feira (8), a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência.

Para a dose de reforço, será aplicada a vacina da Pfizer/BioNTech, recomendada pelo Ministério da Saúde. O processo de imunização se inicia já nesta quinta-feira (9) e deve contemplar cerca de 800 pessoas nesta fase. 

As equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife seguirão um cronograma para percorrer as 26 instituições onde vivem os idosos, semelhante ao que foi feito no início da vacinação, em janeiro. O grupo foi um dos primeiros vacinados no início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

“A gente começa a partir de amanhã [quinta] a vacinar com a dose de reforço no Recife. Nós vamos começar pelas instituições de Longa Permanência. Todos os idosos que estão em instituições de Longa Permanência começarão a ser vacinados com a terceira dose”, informou o prefeito João Campos.

“Nós vamos fazer da mesma forma que foi feita na primeira e segunda dose, quando a gente colocou equipes volantes da Secretaria de Saúde indo em todas as instituições da nossa cidade e garantindo a vacinação com segurança e conforto para pessoas idosas que estão nesses locais”, completou o gestor.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses.

A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

O próximo passo é garantir a aplicação da dose complementar para os idosos da população em geral e também das pessoas imunossuprimidas.

Segundo a Prefeitura do Recife, a execução dessa estratégia está sendo discutida para garantir que a aplicação da dose de reforço seja feita com organização, agilidade e segurança, uma vez que a cidade já dispõe de toda estrutura montada.

Até o momento, o Recife já aplicou 1.787.927 de doses de vacina anticovid. Desse total, 1.152.773 são de primeira dose; 575.026 são de segunda dose; e 60.128 são de dose única. Atualmente, 95,2% da população adulta já está com pelo menos uma dose da vacina e 51,3% desse mesmo público está com esquema vacinal completo.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário