GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 31 de outubro de 2021

CORONAVÍRUS

Centro de Convenções encerrará testagens para Covid-19 neste domingo (31)


Com a redução do número de casos, a estabilização da pandemia no estado e a maior procura por testes rápidos ao invés dos testes do tipo RT-PCR, que demoram dias para se obter a confirmação negativa ou positiva para a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco encerra as atividades de testagem no Centro de Convenções a partir deste domingo (31). 

A justificativa é de que o estado passará a investir mais na estratégia do projeto TestaPE, programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19. A iniciativa disponibiliza vans com testes rápidos de antígeno nos locais de maiores circulação de pessoas no Recife e Região Metropolitana, como terminais de passageiros.

Segundo a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Fernanda Tavares, foi identificado uma maior procura pelo tipo de teste rápido, devido à sua praticidade e rapidez na confirmação do resutado em cerca de 20 minutos. "Em maio de 2021, no pico da pandemia, chegamos a realizar cerca de 9 mil testes do tipo RT-PCR,  o qual é o indicado é indicado para pessoas sintomáticas para a detectção do novo coronavírus. Nesse mês de outubro, realizamos apenas 382 testes do tipo RT-PCR. Então a gente identifica que a população esta procurando mais a estratégia do TestaPE, com testes de antígeno, que sai em 20 minutos".

Contudo, ela afirma que o Centro de convenções continuará recebendo em seus eventos, "vans itinerantes para a realização dos testes na população, como ocorreu na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e no Agrinordeste".  

Além da testagem itinerante e das ações nos estádios de futebol nos dias de jogos, o Programa TestaPE conta também com dois postos fixos em pleno funcionamento para testagem da população em locais estratégicos: no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (exclusivo para passageiros e funcionários na área de desembarque do terminal aeroviário).

Pernambuco conta com as unidades do Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado (Cefospe), no bairro da Boa Vista; do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira; e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), na Várzea. Este último exclusivo para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente domiciliar e laboral. No Cefospe e na sede da SEE, o atendimento é agendado pelo aplicativo Atende em Casa (app para sistema Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br). Já o Geraldão atende de forma espontânea, todos os dias, das 8h às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário