GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

NÁUTICO - MUITOS GOLS TOMADOS

Com terceira pior defesa da Série B, Náutico foi vazado em todos os jogos dos últimos dois meses

Contra o Vasco, Timbu sofreu dois gols após falhas defensivas. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


São 19 gols sofridos nos últimos 11 confrontos; Ao lado do Brasil de Pelotas, próximo adversário, são 39 tentos levados na Segundona


Dois meses e um dia. A vitória por 1 a 0 contra o CSA, em Alagoas, ainda sob o comando do então técnico Marcelo Chamusca, foi o último compromisso em que o Náutico saiu de campo sem sofrer gols. Vazado por duas vezes no empate em 2 a 2 diante do Vasco, na última rodada, nos Aflitos, o Timbu soma 39 gols sofridos em 31 rodadas. Da vitória no Rei Pelé, em agosto, até o atual momento - com 11 jogos contabilizados -, o Alvirrubro sofreu 19 gols. Ao lado do Brasil de Pelotas, próximo adversário na competição, é dono da terceira pior defesa do Brasileiro da Série B. Sobre os números negativos - e a fase - do setor, o técnico Hélio dos Anjos comentou o momento defensivo vivido pela equipe alvirrubra.

"(Contra o Vasco) Não tomamos um gol pelo conjunto da obra, pelo conjunto tático. Tivemos infelicidade, dois acidentes em saídas de bolas normais. Principalmente a segunda, que é prática, fazer uma escolha diferente. Não vejo esse como o maior problema. E já avisei, o risco que corremos é entregar a bola para os zagueiros construírem. Gostamos assim. O Náutico é assim desde que cheguei. E, mais do que nunca, o que me deixou feliz, é que o time não perdeu a essência de jogo, o comprometimento com a marcação bem adiantada, fazer isso em um time com a qualidade do Vasco durante 95 ou 100 minutos, é uma virtude muito grande de um conjunto que busca sempre melhorar essa condição de jogo", explicou. 

"Então", continuou, "vamos continuar correndo riscos. Tivemos condições de correr risco e não ocorrer acidentes, como o segundo tempo inteiro hoje. Então, tenho que naturalmente tentar equilibrar isso, mas a felicidade e o orgulho que eu tenho sobre o grupo é muito grande. Em momentos o jogo poderia ocorrer uma catástrofe, mas nos recuperamos dentro da partida", finalizou o comandante.

Os riscos defensivos citados por Hélio foram ainda mais visíveis no empate contra o Vasco. Isso porque, em um duelo no qual o Timbu se impôs e foi superior durante os 90 minutos, sofreu os dois primeiros gols da partida através de erros diretos dos defensores. No primeiro tento da equipe carioca, o zagueiro Rafael Ribeiro errou o domínio e viu a bola escapar nos pés do meia Nenê, que aproveitou o goleiro Anderson mal posicionado e abriu o placar nos Aflitos. O segundo gol do jogo, após saída equivocada do arqueiro alvirrubro, o alvinegro aproveitou a defesa mal postada e balançou as redes pela segunda vez, com Germán Cano. Os 'vacilos' defensivos renderam dois gols em um intervalo de 10 minutos.
 
ELENCO
 
Pauta constante na rotina do Alvirrubro, a defesa é o setor que com menos contratações no elenco. Hoje, o técnico Hélio dos Anjos conta com apenas quatro zagueiros à disposição. São eles Camutanga, Rafael Ribeiro, Yago e Carlão. Para a posição, o Timbu contou com a baixa de Wagner Leonardo, um dos pilares da equipe no início inédito de Série B. Em julho, o Santos solicitou o retorno do defensor.

Desde então, a diretoria alvirrubra não foi ao mercado para repor a saída do atleta. Na oportunidade, o prata da casa Rafael Ribeiro, que havia saído por empréstimo para o Fluminense, retornou e tem formado a dupla titular ao lado de Camutanga.
 
ENCONTRO COM O BRASIL

Com objetivos - e vivendo momentos - diferentes no Brasileiro da Série B, Brasil de Pelotas e Náutico se encontram na próxima quinta-feira (28) com ao menos um ponto em comum: a inconsistência defensiva. Atrás apenas do Confiança e do Brusque, as equipes estão empatadas no posto de terceira pior defesa da competição.  
 
No entanto, o curioso do comparativo está nas aspirações de cada clube na competição. O Brasil é o atual lanterna da Segundona, com apenas 20 pontos somados e protagonista de uma fraca campanha no nacional. Já o Alvirrubro, que liderou de forma invicta o certame por 14 rodadas, apesar de lidar com bruscas oscilações, segue com chances de acesso à Série A - objetivo inicial. Apesar das oposições, ambas as defesas foram vazadas 39 vezes.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário