GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

PROTESTO EM OLINDA

Protesto por moradia bloqueia avenida em Olinda


Um protesto por moradia bloqueou a Avenida do Farol, em frente ao Clube Atlântico de Olinda, na manhã de hoje. Os manifestantes atearam fogo em entulhos e pneus e fecharam a via para a passagem de veículos. Segundo a prefeitura de Olinda, por volta das 9h30 a via foi liberada.

O local é um dos principais acessos aos bairros de Olinda para quem sai dos municípios da região Sul do Grande Recife. Em vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo foi possível ver pessoas gritando por moradia com faixas e cartazes.

Durante o ato, um engarrafamento de veículos foi registrado nas ruas do Sítio Histórico da cidade. O técnico de refrigeração Yuri Silva, que passou pelo local no momento do protesto, afirmou que os manifestantes pediam por auxílio moradia.

"Já não era mais horário de pico, era umas 9h, então o trânsito não estava mais tão intenso, mas mesmo assim muitos carros ficaram parados. As pessoas também começaram a descer dos ônibus para seguir a pé", relatou.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para apagar o fogo do local e fazer a limpeza da via por volta das 9h20. Uma equipe foi enviada até a área da manifestação, mas o horário em que os militares saíram do local não foi informado pela corporação.

Os manifestantes saíram da frente do Clube Atlântico em direção à sede da prefeitura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, no bairro do Varadouro, onde um grupo de participantes do ato foi recebido por uma equipe da gestão municipal.

Resposta da prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de Olinda informou que participam do encontro o vice-prefeito da cidade, Márcio Botelho, e outros gestores municipais da área da habitação, para receber a pauta de reivindicações dos manifestantes.

"A atual gestão tem na política habitacional uma prioridade e mantém diálogo constante com todos, tendo, inclusive, uma reunião com o grupo MTST União marcada para o dia 14 de outubro", disse a prefeitura, no texto, referindo-se ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

Ainda no comunicado, a gestão municipal informou que, desde 2017, entregou os habitacionais Carlos Lamarca, na 4ª etapa de Rio Doce, com 304 apartamentos; Vila Brasília, em Peixinhos, com 400 apartamentos; Cuca Legal 1, em Jardim Brasil II, com 128 apartamentos; e Sapucaia-Aguazinha, com 432 apartamentos.


Do G1/PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário