GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

SANTA CRUZ - PROJETANDO 2022

Mudanças no elenco e planejamento: executivo de futebol do Santa Cruz projeta 2022

Segurado desembarca no Recife em novembro. (Foto: Divulgação/)Goias EC


Marcelo Segurado comentou volta ao Nordeste, onde trabalhou por quatro anos no Ceará


Encerrando a temporada com um saldo de mais de 40 jogadores contratados em 2021, o Santa Cruz viu os erros de planejamento se refletirem dentro e fora das quatro linhas. Até a chegada do então técnico Leston Júnior, cinco - Marcelo Martelotte, João Brigatti, Alexandre Gallo e Bolívar - treinadores passaram pela área técnica do Arruda. No comando do futebol, três nomes, sendo o mais recente, após a saída de Fabiano Melo, Marcelo Segurado, oficializado pelo clube no último sábado. 'Namoro antigo' da Cobra Coral, o novo executivo, em entrevista à Rádio Clube, mostrou estar ciente do desafio que tem pela frente.

"Estou indo sabendo das dificuldades. É um planejamento caminhado para a profissionalização. Essa é, realmente, a linha de qualquer clube. Profissionalização não só no departamento de futebol, mas dentro de todos os departamentos do clube. É evidente que tudo gira em torno do futebol, do marketing, do financeiro, do financeiro, do administrativo. Então, há uma necessidade, sim, de uma profissionalização. É um desafio que chama a atenção e a gente tem muita convicção de que o trabalho vai fluir", disse.

 "E para isso", continuou, "o primeiro planejamento é fazer com que a gente avalie bem esse elenco. Foi um elenco que não teve êxito. E não funcionava por vários motivos. O campo é reflexo de muita coisa. É, ás vezes, de dificuldades que se passa fora. Inclusive, esse ano (o problema) nem financeiro foi, já que estava organizado. Em relação ao Brasil, estava em dia. Então, foram cometidos alguns erros. Foram muitas contratações, muitos técnicos. Talvez tenha faltado um pouco de convicção e entendimento da realidade. Então, agora a gente planeja fazer essa revisão desse grupo", frisou.

Consciente da realidade do Tricolor, Segurado mirou objetivos para 2022. Projetando o andamento esportivo e o tamanho do elenco, o executivo destacou que uma das principais metas da próxima temporada passa por saber equacionar o aspecto financeiro e a revitalização do elenco tricolor. 

"Temos duas competições. O PE e a Série D. O nosso grande objetivo é o acesso, mas não podemos deixar de pensar no pernambucano, que também vale muito pra gente. Esse é o momento de, claro, dificuldade financeiras, mas vamos qualificar esse elenco. Que deve ser enxuto. A gente quer algo em torno de 25 atletas", avaliou.
 
O último trabalho de Segurado num clube foi no Goiás, no início do ano. De acordo com ele, depois de deixar o Esmeraldino, ele foi procurado pelo Santa Cruz, que acabou fechando com Fabiano Melo. A negociação foi conduzida por Diego Hydalgo, que ficou à frente da diretoria de futebol após a saída de Fabiano Melo, e pelo CEO coral, Abdias Venceslau. 
 
MUDANÇAS NO ELENCO 
 
Pondo em pauta possíveis transformações no elenco coral, Segurado fez menção às dificuldades do mercado, tendo em vista o mau momento vivido pelo Tricolor do Arruda. Ainda de acordo com o executivo, que evitou 'bater o martelo' quanto aos nomes em pauta, mudanças devem ocorrer em breve no plantel. 

"Com certeza, esse início vai ser difícil trazer atletas. Por tudo. A gente vai ter que mostrar ao mercado que essa marca gigante que é o Santa Cruz vai estar no caminho certo e que as coisas vão acontecer. Então, o planejamento é esse. Diário. Estou tomando conhecimento de todos os departamentos. Médico, fisioterapia, análise de desempenho, com o Leston. A ideia é que a gente chegue, ali pelo dia 20 de novembro, com tudo formatado. Aí, é tocar o barco sem volta", exaltou. 
 
"Estamos avaliando quem vai ficar, porque foi um elenco que ao longo foi bastante modificado. Foram muitas contratações. Mais de 40. Terminou com 23, mas não teve êxito. Individualmente, podemos até ter algumas valências. Mas temos que avaliar se essa carga negativa desse ano não vai influenciar muitos atletas pro ano que vem. Tudo é conversado. Se vão ficar os 23, se ficam 20..isso tá sendo avaliado agora, com conversas. Eu penso que a gente tem que revitalizar esse grupo o máximo possivel", disse.

VESTÍGIOS DE 2021

O novo executivo de futebol mostrou preocupação quanto ao saldo do fracasso na atual temporada refletir no andamento de 2022, temporada que tende a ser uma das mais difíceis da história do Tricolor do Arruda - dentro e fora de campo. Para Segurado, há de se pesar outras questões além da qualidade do jogador. A identificação com o clube e o entendimento do projeto foram alguns dos fatores destacados pelo recém-chegado profissional.

"Tem alguns que são bons jogadores, certo, mas temos que organizar isso. Conversar com atleta, coisa que já começamos a fazer. Saber que pra vestir a camisa do Santa Cruz, ele tem responsabilidade. Independente da série que ele esteja. É o Santa Cruz. Então, tem que ter muito compromisso e responsabilidade. Ele tem que querer", ressaltou.

"Ou seja, partindo do princípio de estar na dúvida sobre jogar outro campeonato, não serve. Se a gente chegar à conclusão de que o nível do atleta é interessante pra nós, a primeira pergunta pra ele é: 'você quer?' 'Ah, não sei'. Então, não serve. Se não sabe, não serve. O nosso objetivo é maior. É colocar o Santa Cruz no caminho certo", finalizou.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário