GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

DIA MUNDIAL DOS POBRES

Arquidiocese realiza cerimônia no Centro do Recife




No Dia Mundial dos Pobres, proposto pelo Papa Francisco há cinco anos e comemorado no domingo anterior à Solenidade de Cristo Rei, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, neste domingo (14), a Cerimônia de Relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), na rua do Imperador, área central do Recife. Após dois adiamentos por conta da pandemia da Covid-19, o Congresso vai ser celebrado nas cidades de Olinda e Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022, com o tema: Pão em todas as mesas, e o lema Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,45-47). 

O relançamento do Congresso marca ainda a inauguração da sede provisória da Casa do Pão, que irá funcionar em um ponto próximo a sede definitiva, ofertando refeições todas as terças-feiras a tarde, a partir do próximo desta terça-feira (16). A ação tem o objetivo de ofertar serviços que vão ser prestados a comunidade local após a realização do 18º CEN. 

As inscrições para o Congresso estão disponíveis no site cen2020.com.br, para os Voluntários e demais serviços das Comissões do Congresso. O Relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional contou com uma equipe de cerca de 350 voluntários, além dos integrantes das 13 comissões que compõem o 18º CEN, com apoio da esfera pública na prestação dos serviços de infraestrutura, segurança e saúde.

Segundo o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o evento terá o objetivo de professar e dar testemunho público da Fé em Jesus Cristo, na Sagrada Eucaristia. “Se Deus quiser daqui um ano estaremos celebrando o congresso. Para fazer esse relançamento acolhemos o Cardeal, ele aceitou o convite de imediato. Todo o Brasil estará acompanhando o congresso que será feito com muita fé e vai contribuir na vida de muitas pessoas”, declarou. 

Comemoração

Além do relançamento do congresso, a comemoração do Dia Mundial dos Pobres foi dividida em três etapas, composta por distribuição de almoço para famílias em situação de rua, programação cultural e celebração eucarística. 

A solenidade religiosa contou com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pelo auxiliar, Dom Limacêdo e pelos bispos e padres pertencentes ao Regional NE2.

Segundo o Cardeal, a comemoração é importante por valorizar as pessoas que precisam de atenção de toda a sociedade. “É uma oportunidade que todos estamos comprometidos para sermos responsáveis de combater fome e dar dignidade a vida humana, do trabalho, da família. As pessoas precisam ter condições e para isso é preciso uma transformação mais humana, fraterna. A igreja tem que chamar a atenção da sociedade para os assuntos importantes e agir, tem que fazer por meio das paróquias, vários trabalhos”, disse o cardeal. 

No final da celebração, Dom Fernando Saburido abençoou a sede definitiva da Casa do Pão, um marco do Congresso e que também foi inaugurada de forma provisória. O local vai funcionar em um ponto próximo a sede definitiva, ofertando refeições todas as terças-feiras a tarde, a partir do próximo dia 16, visando assim um dos serviços que vão ser prestados a comunidade local após a realização do 18º CEN.

Apresentação cultural e solidariedade
Antes do relançamento, um almoço foi oferecido as famílias em situação de rua da localidade e aos religiosos presentes. Foram ofertadas 400 refeições servidas em pratos. Atividades lúdicas, com brinquedos infláveis puderam animar e acolher as crianças das famílias.

Já a programação cultural contou com a presença do padre Damião Silva, anfitrião da Festa recebendo o padre João Carlos, Cristina Amaral e Dudu do Acordeon. Um coral com 50 vozes também esteve na programação musical da Celebração Eucarística.

Por Matheus Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário