GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 16 de novembro de 2021

DITADURA QUE REPRIME

Ditadura cubana reprime protestos com prisão de opositores e polícia nas ruas

Os atos acabaram sendo proibidos sob a justificativa de que se tratam de uma campanha de desestabilização feita pelos EUA


A polícia cubana deslocou-se em grande número pela cidade de Havana na segunda-feira para evitar que uma manifestação proibida ocorresse na tarde desta segunda-feira (16). A polícia também prendeu organizadores de protesto e cercou as casas de ativistas e jornalistas independentes para impedi-los de comparecer. A demonstração de força silenciou efetivamente o evento.

A ditadura de Miguel Diaz-Canel proibiu a “Marcha Cívica pela Mudança” sob acusações de que fazia parte de um plano intervencionista dos Estados Unidos. Autoridades americanas negaram a acusação. A promotoria de Cuba advertiu que os que tentassem realizar a manifestação seriam presos.

Aqui estão alguns fatos importantes sobre a manifestação frustrada e a resposta do governo.

Um grupo do Facebook chamado Archipiélago, liderado pelo dramaturgo Yunior Garcia Aguilera, de 39 anos, planejou o protesto de segunda-feira. O grupo pediu permissão oficial para a marcha em setembro, mas foi rapidamente negada. O Arquipélago afirma ter 35.000 seguidores, dos quais mais da metade vive em Cuba.

Os organizadores da manifestação pediram mais liberdade e a libertação dos prisioneiros, especialmente daqueles detidos durante as manifestações de julho. Centenas de manifestantes permaneceram na prisão após as detenções em julho, disseram os organizadores.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, classificou o protesto como uma “operação desestabilizadora projetada em Washington”. O governo disse que não toleraria o que chama de atos “contra-revolucionários” e “terroristas”.

O governo cubano prendeu opositores  horas antes da manifestação planejada na segunda-feira. A agência de notícias France-Presse relatou que entre os presos estavam o opositor Manuel Cuesta Morua; Berta Soler, líder do movimento pelos direitos das Damas de Branco; e o marido de Soler, Angel Moya.

De Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário