GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

NOVO PARQUE NO RECIFE

Prefeitura do Recife entrega primeira etapa do Parque das Graças
Entrega da primeira etapa do Parque das Graças, às margens do Rio Capibaribe                                                                                                                                                             - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Equipamento é voltado para a primeira infância



A Prefeitura do Recife entregou, nesta quarta-feira (29), a primeira etapa do Parque das Graças, novo espaço público localizado às margens do Rio Capibaribe, entre as pontes da Torre e da Capunga, na Zona Norte da cidade, e que inaugura o primeiro parque infantil da cidade totalmente voltado para a primeira infância. O trecho conta com passeios públicos, dois playgrounds, tirolesa, área para piquenique, bancos, paisagismo e via compartilhada. 

O projeto completo, previsto para ser finalizado até 2024, possui investimentos na ordem de R$ 43 milhões. “Essa é a primeira etapa do Parque das Graças. Como a gente havia firmado esse compromisso na semana do aniversário do Recife, a gente começou as obras e, agora, a gente chega dentro do prazo assumido de entregar a primeira etapa ainda este ano”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
 
O equipamento faz parte do projeto Parque Capibaribe, um sistema de parques integrados no Recife que deverá se estender por 30 km do percurso do Rio Capibaribe. A ação é realizada pela prefeitura, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e, segundo o órgão, é um convite à contemplação do Rio Capibaribe, um dos grandes símbolos do Recife.

“Esse é, como a gente chama, o coração do Parque Capibaribe, que é o Parque das Graças. Aqui a gente encontra já de forma imediata uma grande área de parques infantis, um trecho dedicado à primeira infância, que são para os menorzinhos, e outros, já para as crianças maiores. A gente já tem também aqui espaços para contemplação, áreas de bancos, espreguiçadeiras, espaço para piquenique, para o lazer de famílias. Temos também rota ciclável, para ciclofaixa, e um trecho que vai poder passar carro para conecetar a Rui Barbosa”, comentou João Campos. 

O prefeito destacou, ainda, que o projeto original para a área, uma via para veículos, foi alterado para incluir a instalação do parque. “Esse projeto foi remodelado, reconstruído, ainda com o prefeito Geraldo Julio, com a Universidade Federal de Pernambuco, com a Associação de Moradores das Graças, e conseguiu garantir um projeto muito melhor, muito mais moderno, e que conseguiu garantir que o Recife fosse na direção de ser uma cidade parque”, disse.
 

A advogada da União Marcelle Alencar, 38 anos, levou as filhas Beatriz, de 3 anos, e Sofia, de 6 anos, para aproveitar o espaço. “Elas estavam ansiosas pela inauguração. A gente mora aqui perto e acompanhamos desde o início, dava para ver da nossa janela o desenvolvimento da obra. E foi muito esperado porque a gente é bem carente de espaço público de diversão para crianças”, disse. 

A arquiteta Júlia Pereira, 36 anos, também levou a filha, Helena, de 2 anos, para conhecer o novo parque. “Era uma lacuna um parque com tantos equipamentos diferentes e educativos. E, ao mesmo tempo, possibilitando um contato maior com a natureza. Nesse momento de pandemia, é uma alternativa maravilhosa para quem tem filho pequeno”, observou.

Trânsito
A partir da inauguração, os motoristas que estiverem na Rua das Graças poderão acessar a Rua Amélia entrando na Rua Manoel de Almeida e seguindo pela Via Parque das Graças até a Ponte da Torre. 
 Próximas etapas
As obras para conclusão das demais etapas do Parque das Graças, que tem extensão total de um quilômetro, seguem em andamento.
O projeto completo prevê a implementação de um Parcão, próximo à rua Osvaldo Salsa, dois mirantes (perto da Rua Sebastião Leme e próximo à Ponte da Capunga), área de ginástica, áreas para piquenique e convivência, bicicletários, pergolados, píer flutuante, área de lazer com mesas, deck para quiosques e área de refúgio da fauna.
Ao final, o local passará a contar com um total de 1.011m de rotas cicláveis.

Meio ambiente
O Plano de Compensação Ambiental do Parque das Graças prevê o plantio de 551 plantas, sendo 199 dentro da área do Parque e o restante em outras áreas públicas da cidade.
Até agora, segundo a Prefeitura do Recife, foram plantadas 500 árvores em parques públicos da capital pernambucana e em bairros como Casa Forte, Espinheiro, Rosarinho, Boa Vista e Santo Amaro. Também foi realizado, de acordo com a PCR, o plantio de 34 mudas dentro da área do próprio Parque das Graças.
Com isso, a Prefeitura chegou ao número de 534 árvores, alcançando praticamente 100% do total prometido no plano de mitigação. Ao final da obra, destaca a gestão municipal, haverá mais plantios do que o inicialmente comprometido.

 Parque Capibaribe
O Parque Capibaribe é um sistema de parques integrados no Recife que deverá se estender por 30 km do percurso do Rio Capibaribe. "Consiste na renaturalização das margens do rio e na implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações", afirmou a prefeitura.

Por Jaqueline Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário